UCPel participa de Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos(PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Aline Mendonça dos Santos, participa, na próxima semana, do III CONPES – Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária. A docente participará do debate “Economia solidária na crise e pós-crise pandêmica no Brasil”.

O Congresso, on-line, ocorre de 21 a 23 de setembro e reúne pesquisadores envolvidos com a temática da Economia Solidária de vários países, entre eles Brasil, Argentina, Portugal, Moçambique, Uruguai e Estados Unidos. A apresentação da coordenadora do PPGPSDH da Católica ocorre no segundo dia de evento e conta com a participação dos professores Renato Dagnino da Universidade de Campinas (Unicamp) e Grabriel Kraychete  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), além da coordenação  de Joannes Forte da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES)

Reflexões pandêmicas

Aline Mendonça explica que durante a participação no congresso pretende refletir sobre as poucas políticas orientadas em atender aos problemas enfrentados pelos trabalhadores e, sobretudo, à população em situação de vulnerabilidade social, devido à pandemia do coronavírus. “Embora o Estado, tardiamente, tenha se posicionado e construído uma estratégia de auxílio emergencial, ainda assim essa política vem isolada de um planejamento estratégico, demonstrando que o Estado foi ausente”, salienta Mendonça. A docente que também irá analisar o papel do Mercado no contexto da crise sanitária, salienta a importância da participação no III CONPES como forma de “socializar” os estudos feitos no âmbito do PPGPSDH e do grupo de pesquisa “Emancipação” – onde há uma agenda articulada sobre essa temática.

Outros painéis

Na programação do III CONPES também estão previstos os seguintes painéis:

-A economia solidária no enfrentamento mundial da crise pandêmica; e,
-Ações das entidades nacionais de trabalhadoras/es de empreendimentos econômicos solidários.

O Congresso ainda conta com  apresentações em grupos de trabalho, além de sediar a 7ª Assembleia Geral da ABPES.

Redação: Alessandra Senna