Professores da UCPel participam de audiência sobre política municipal de agroecologia

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Tiago Nunes e Cristine Jaques Ribeiro, participam de audiência pública virtual da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (27), às 19h. A pauta do encontro será a criação da política municipal de agroecologia e produção orgânica proposta pelo executivo.

Solicitada pelo Fórum de Soberania Alimentar e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Pelotas (COMSEA), a audiência pretende ampliar o debate. “Também queremos organizar sugestões para melhorar o projeto de lei e apontar novas demandas, assim como apresentar as alterações sugeridas pelo COMSEA”, explica Nunes.

Na avaliação dos professores, é fundamental garantir a participação popular na construção de políticas públicas como esta, especialmente em tempos de pandemia. “A construção da política municipal irá estimular a produção solidária e o consumo de alimentos saudáveis, produzidos de forma justa e com respeito ao meio ambiente e às relações de trabalho”, apontam.

Os representantes da UCPel participaram ativamente da construção do Fórum e do COMSEA e, atualmente, integram os dois colegiados. Através do PPGPSDH, a universidade mantém quatro grupos de estudos e pesquisas voltados à análise da temática: Emancipação; Questão Agrária, Urbana e Ambiental; Observatório dos Conflitos da Cidade e Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic).

A audiência pública será transmitida pelos canais do Facebook e Youtube da Câmara de Vereadores de Pelotas.