Professora da UCPel participa da edição 2021 do Fórum Social Mundial

A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aline Mendonça dos Santos, participou no último domingo (24) de atividade do Fórum Social Mundial. “O FSM é um evento importante por seu impacto social, político e científico. No fórum, milhares de ativistas das mais diferentes bandeiras se encontram para discutir e construir estratégias para mudar o mundo”, comenta.

Aline, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), realizou uma contextualização antes da fala do docente e sociólogo português Boaventura de Souza Santos. Destacou o currículo do convidado enquanto pesquisador e, também, como ativista.

A participação foi considerada como aula inaugural da Universidade do Bem Viver (UBV), processo fundado no Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras. “Pensamos a UBV como um espaço para organizar a luta e o processo de resistência às lógicas dominantes”, define.

Há anos a professa da UCPel acompanha a agenda de Boaventura, seja enquanto orientanda seja como pesquisadora de sua equipe no projeto Alice – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, desenvolvido na Universidade de Coimbra. “É sempre um processo de muito aprendizado e de construção coletiva”, define.

Evento

A edição 2021 do Fórum Social Mundial teve início no dia 23 e segue até 31 de janeiro no formato remoto, com transmissões via Facebook e YouTube. Mais informações no site oficial.

Redação: Max Cirne