Seminário Terra, Água e Alimento abre inscrições

O Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental/ Observatório dos Conflitos da Cidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove a quarta edição do seminário Terra, Água e Alimento, que ocorre no formato on-line nos dias 1°, 8 e 15 de outubro. A programação inclui painéis de debate, lançamentos de livros e minicursos. As inscrições estão disponíveis aqui.

O evento, segundo uma das organizadoras, a professora Cristine Jaques Ribeiro, diz respeito à defesa da soberania alimentar e sua íntima relação em defesa dos povos da terra, da água e da floresta que lutam para a manutenção do planeta na dimensão do cuidado. “A perspectiva da tríade formada por terra, água e alimento é em denunciar os processos de financeirização da vida e do avanço da monocultura que expropria e controla os corpos das populações que habitam o espaço rural e urbano”, explica.

Este ano, o seminário possui o tema “Gênero, raça e sexualidade”, que salienta a necessidade de defender os territórios de existência. São questões que, segundo a docente, transversalizam a discussão central e manifestam o avanço dos processos que tentam colonizar os corpos na perspectiva da manutenção do racismo, do machismo e da lgbtfobia.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 1° de outubro. Se o interessado desejar certificação, os valores são: R$ 10,00 (estudantes da graduação e movimentos sociais, R$ 20,00 (estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior) e R$ 50,00 (professores e pesquisadores).

Redação: Max Cirne