Estão abertas as inscrições para o 11º Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias. O evento é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH), e ocorre nos dias 19 e 20 de novembro. Esta edição será realizada em formato virtual, com transmissão via canal do GITEP no YouTube.
O evento, que é aberto à comunidade, terá como foco a governança do sistema prisional e o impacto das organizações criminais nas questões penitenciárias. Como novidades, terão duas mesas de discussões a mais em comparação com os últimos anos e uma mostra de documentário sobre mulheres encarceradas.
A adaptação para o formato on-line, ainda que inesperada, gerou uma situação positiva na visão do coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies. “A mudança tem favorecido a participação de mais pessoas. Já estamos tendo um bom número de inscrições de outros países da América Latina, algo possível pelo uso das plataformas virtuais”, destaca.
Inscrições
Para participação no evento é preciso fazer download da ficha de inscrição, preenchê-lá e encaminhá-lá ao e-mail gitepucpel@gmail.com juntamente do comprovante de pagamento da taxa de R$ 20,00. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.
O pagamento deve ser realizado por depósito ou transferência bancária para a seguinte conta: BANCO DO BRASIL; Agência – 2942-8; Conta Corrente – 122.253-8; Titular – Luiz Antônio Bogo Chies; CPF do Titular – 620.317.080-15.
Para baixar a ficha de inscrição, saber as normas de submissão e apresentação de trabalhos, assim como mais detalhes sobre os Grupos de Trabalho, acesse o site do evento. Após concretizada a inscrição, o participante receberá o link de acesso às salas virtuais.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (19/11)
19h – Abertura
19h30 – Mesa 1 – Governança do Sistema Prisional: Olhares sobre o Paraguai e Santa Catarina/Brasil;
Palestrantes: Dr. Juan Martens / UNP (Paraguai) e
Dr. Jackson da Silva Leal / UNESC.
Sexta-feira (20/11)
9h30 – Mesa 2 – Mostra e Debate de Documentário.
14h – Sessões dos Grupos de Trabalho (GT):
GT 1 – Prisão e Grupos Especiais (Mulheres, Indígenas, População LGBT, Idosos, Populações em situação de rua) – Coordenação: Luiz Antônio Bogo Chies / UCPel;
GT 2 – Sistema de Justiça e Prisão: decisões e administração da justiça – Coordenação: Dani Rudnicki / UniLaSalle;
GT 3 – Relações de grupos e elementos na complexidade prisional – Coordenação: Jackson da Silva Leal / UNESC;
GT 4 – Prisão: aspectos históricos e perspectivas metodológicas de pesquisa – Coordenação: Bruno Rotta Almeida / UFPel;
GT 5 – Desencarceramento, reformas penais e alternativas à prisão – Coordenação: Daniel Achutti;
19h – Mesa 3 – Facções e Coletivos Criminais – impactos na Questão Penitenciária;
Palestrantes:
Dra. Camila Nunes Dias / UFABC
Ms. Marcelli Cipriani / PUC-RS
Ms. Samuel Malafaia Rivero / UCPel.
Redação: Rafael Mirapalheta