Professor da UCPel publica livro sobre questões penitenciárias

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) comemora 20 anos. Para marcar a data, o coordenador do grupo de pesquisa, professor Luiz Antônio Chies, publicou o livro ‘Revisitando Foucault e outros textos em questão penitenciária’ pela editora Brazil Publishing.

Com um viés mais teórico-metodológico acerca da compreensão das questões penitenciárias, a publicação é composta por cinco artigos, sendo um deles inédito e os demais já publicados anteriormente. Além disso, a obra conta ainda com resumos e indicações bibliográficas das publicações de pesquisas de campo que o grupo fez nesses 20 anos. A publicação vem, justamente, para marcar a duração do grupo.

Formado em 1997 como grupo de extensão com atuação no Presídio Regional de Pelotas, o GITEP agregava alunos e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. A consolidação do grupo ocorreu em 1999 através da primeira investigação “O processo de prisionalização no exercício da função de Agente Penitenciário: um estudo no Presídio Regional de Pelotas”, que posteriormente foi transformado em livro pela editora da UCPel.

Contudo, só a extensão não abarcava a necessidade do grupo. De acordo com o professor, os integrantes foram percebendo que precisavam se encaixar também em outras áreas acadêmicas. “O avançar dos trabalhos foi nos mostrando que precisávamos não ficar só na extensão, que era necessário ir também para as outras áreas do tripé universitário, como ensino e pesquisa”, explica Chies.

Atualmente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos, o GITEP nesses 20 anos nunca deixou de atuar na produção de conteúdo científico a respeito das Questões Penitenciárias. Vem trabalhando com pesquisadores argentinos, brasileiros e uruguaios na ampliação de conhecimentos e compreensão da Questão Penitenciária no contexto de fronteiras e aproximações.

Por escolha do professor, não haverá lançamento do livro na Universidade. Entretanto ele afirma que a obra será disponibilizada nos eventos e congressos em que houver a participação do GITEP. Através deste link, o livro pode ser adquirido.

Redação: Lia Xavier