A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia reunião do Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar de Pelotas e Região na quarta-feira (19). Na pauta constarão os preparativos para a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, programada para agosto. A conversa ocorre na 301B, a partir das 14h.
A atividade é aberta ao público e acorre através do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) em Questão Agrária Urbana e Ambiental – Observatório Conflitos da Cidade. Devido à sanção da Lei Municipal nº 6.623, que institui o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA), as discussões sobre a temática ganharam destaque.
Segunda a coordenadora do GEP, professora Cristine Jacques Rodrigues, apesar da lei, o conselho ainda não foi implantado e a Conferência de Segurança Alimentar terá papel fundamental na articulação do processo. “A reunião será importante porque através da Conferência iremos discutir a implantação da política pública que Pelotas ainda não possui”, frisa.
Cristine destaca que o município apresenta um alto nível de insegurança alimentar, tanto do ponto de vista da desnutrição quanto da má nutrição. Por ter caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo, o Conselho Municipal poderá auxiliar para a reversão do atual cenário.
O GEP é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) e ao curso de Serviço Social, ambos da UCPel.
Redação: Karina Kruschardt