Docentes lançam livro sobre Políticas Sociais na América Latina

Nesta terça-feira (04), será lançado o livro Políticas Sociais na América Latina: retrocessos e resistências, organizado pelas docentes do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Vini Rabassa da Silva, Vera Maria Nogueira e Mara Rosange de Medeiros. A cerimônia ocorrerá às 18h30 no saguão do campus I.

A obra aborda as diferenças e complexidades das políticas sociais em países latino-americanos e os desafios para consolidar uma democracia efetiva, que garanta a proteção social enquanto um direito de cidadania.  De acordo com a professora Mara, é importante refletir sobre as inúmeras mudanças que esses lugares vêm sofrendo, tanto na distribuição de recursos como na oferta de serviços à população.

No exemplar, produzido a partir do convite de docentes de outras instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é possível encontrar resultados de análises sobre contextos particulares relativos à proteção social no continente latino-americano. “Desejamos que a leitura contribua para provocar uma nova forma de pensar e fazer políticas sociais,  rompendo com toda e qualquer forma de retrocesso de direitos sociais”, analisa.

O livro é composto por 11 capítulos e conta com a participação de pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, colombianos e uruguaios. Dessa forma, será possível identificar a particularidade das políticas sociais relativas à proteção social no continente latino-americano.

Redação: Manuelle Motta