UCPel realiza colóquio sobre direitos humanos na América Latina

Os direitos humanos sob a perspectiva latino-americana serão debatidos no I Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina. A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), será realizada no dia 30 de maio, das 9h30 às 22h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel, o Colóquio abordará os desafios, impasses, problematizações e possibilidades dos direitos humanos nas lutas sociais da América Latina. Além das palestras, realizadas nos turnos manhã e noite, Grupos de Trabalho (GT) irão apresentar pesquisas e contribuições sobre o tema.

Para a abertura, o evento receberá o pesquisador e professor, Antonio Carlos Wolkmer (UFSC), que falará sobre crítica decolonial dos direitos humanos na América Latina. Já na mesa de encerramento, a importância das pesquisas em Ciências Sociais na América Latina será abordada pelos pesquisadores Márcia Calazans (UCPel), Renato Duro Dias (FURG) e Renel Próspere (URI). Os professores farão as explanações a partir dos temas violência, direitos humanos e questão racial.

Na parte da tarde, das 14h às 18h, serão realizados quatro GT’s, com apresentação de dez trabalhos em cada. Os temas dos grupos serão: Direito e Lutas Sociais na América Latina, Constitucionalismo Latino-Americano, Segurança Pública e Questão Prisional na América Latina e Teoria Crítica dos Direitos Humanos na América Latina.

As inscrições, no valor de R$ 10, podem ser realizadas até o dia 29 na Livraria Vanguarda, localizada na frente do Campus I da UCPel. As salas onde serão realizados os GT’S serão divulgadas na página do evento no Facebook.

O I Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina, voltado a alunos de graduação, pós-graduação e público em geral interessado no tema, é promovido através do Núcleo de Estudos Latino-Americano (UCPel), coordenado pelo professor César Augusto Costa, e do Grupo de Estudo em Direitos Sociais e Vulnerabilidade Social (UFPel), coordenado pela professora Márcia Bertoldi.

Redação: Manuelle Motta