3ª edição do Seminário Terra, Água e Alimento PPGPSDH/UCPel discute Direto à Cidade

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) realiza no próximo dia 23 a 3ª edição do Seminário Terra, Água e Alimento. Neste ano, o tema será os 50 anos da obra “O Direito à Cidade”, do autor francês Henri Lefebvre. O Seminário acontece das 19h às 22h no Campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Serão os painelistas do encontro os professores Sidney Gonçalves Vieira (UFPel) e Leda Velloso Buonfiglio (FURG). O evento é resultado de uma parceria do PPG da Católica com cursos de Antropologia e Geografia da UFPel, explica a professora Cristine Ribeiro. “A ideia é que a gente faça uma reflexão coletiva entre as instituições, com corpo docente e discente e comunidade em geral do que vem a ser então esse tema tão caro para nós sobre o direito à cidade”, diz.
A escolha de Henri Lefebvre como tema do Seminário se relaciona com a questão do surgimento da cidade, a problematização da pobreza e sobre conceitos diretamente relacionados com a propriedade privada, como “habitat” e “habitar”, que serão desenvolvidos durante o evento.
Cristine destaca que a obra é importante pela contextualização do surgimento das cidades e o propósito desse surgimento. A publicação de 1968 também fala sobre a implementação do sistema capitalista, o que a tornou uma referência mundial na área.
As inscrições serão feitas no dia do evento junto ao curso de Geografia da UFPel, no Campus II, rua Almirante Barroso, 1.202. O evento é gratuito e será disponibilizado atestado de participação.
Redação: Renan Santos