Professor Congolês palestra na UCPel

O Laboratório de Estudos Psicossociais (LEPS) Cidades Seguras e Saúde Mental, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), promove palestra intitulada Políticas de cotas e ações afirmativas numa perspectiva do desenvolvimento econômico multicultural emancipatório. O evento será ministrado pelo professor Bas’Ilele Malomalo e ocorre no dia 30 de outubro, às 19h30, na sala 425C, Campus I da UCPel. O evento terá como debatedora a professora Carla Avila e como mediadora a professora Márcia Esteves de Calazans. 
De acordo com a coordenada do LEPS Cidades Seguras e Saúde Mental, Márcia Esteves Calazans, o docente irá tratar da importância do multiculturalismo no desenvolvimento regional e sobre a reserva de vagas na educação superior. O acordo entre a África e Brasil na educação superior também será pautado pelo palestrante. 
A temática tratada na palestra tem sido discutida assiduamente na América Latina e em alguns países europeus, pois é uma realidade dentro da produção do conhecimento. “Os acadêmicos terão a oportunidade de presenciar a fala de alguém que está envolvido diariamente no assunto”, comenta a coordenadora.
O docente também participará de uma banca de qualificação de mestrado do PPGPS/UCPel sobre o tema ” Mulheres Palestinas: A Diáspora Árabe na fronteira Brasil-Uruguai”.
Lançamento do Livro

O palestrante Bas’Ilele Malomalo aproveitará a data em Pelotas para lançar seu livro Repensar o multiculturalismo e o desenvolvimento no Brasil: políticas públicas de ações afirmativas para a população negra (1995-2009). O lançamento ocorre também no dia 30, às 17h30min, na Vanguarda Técnicos, no saguão do Campus I.
A obra surgiu a partir das inquietações do autor em encontrar um meio para analisar teórica e politicamente as questões presentes no debate daquela época sobre a integração da população negra mediante à política de ações afirmativas e cotas. 
Bas’ilele Malomalo é doutor em sociologia e docente de graduação e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem experiência na área de ciências sociais, história da África e do negro no Brasil, atuando principalmente nos temas: sociologia africana, estudos das relações raciais, multiculturalismo, desenvolvimento emancipatório, cooperação internacional, ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. 

Vestibular 2018
A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. Os cursos ofertados são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Direito (Matutino e Noturno), Enfermagem (Noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Noturno – Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Na modalidade híbrida – com aulas a distância e presenciais -, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança Pública.
Para os cursos de Medicina e Odontologia haverá prova tradicional no dia 26 de novembro. Para os demais cursos, será realizada uma prova de redação com diversos dias e horários disponíveis. 
A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso. Mais informações estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br.

foto da notícia

Powered by WPeMatico