Professora da UCPel lança livro coletivo sobre economia solidária

Será lançado nesta sexta-feira (4) o livro coletivo intitulado “Solidariedade e Ação Coletiva: Trajetórias e Experiências”, com a colaboração da docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/ UCPel), Aline Mendonça. A sessão de autógrafos será realizada na livraria Vanguarda Técnicos – saguão do Campus I, às 18h. Logo após, às 19h15, a comunidade acadêmica está convidada a participar de um painel de apresentação do livro, no Auditório Dom Antônio Zattera, com a presença da professora da Universidade de Coimbra (UC), Tereza Cunha.
Os textos da obra coletiva tratam da economia solidária e envolvem tanto experiências de produção como de vivência. O artigo escrito por Aline Mendonça, intitulado “As outras economias no marco das epistemologias do Sul”, apresenta textos que procuram ser vinculados a outro marco que não o usual pelas ciências sociais.
A colaboração da docente da UCPel é resultado de um dos pós-doutorados realizados por ela na Universidade de Coimbra. O livro é decorrência de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Economia Solidária da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Ecosol/Unisinos) com o Centro de Estudos Sociais da UC.
O painel de reflexão e o lançamento do livro também contarão com a presença do integrante do grupo de pesquisa Ecosol e docente da Unisinos, Luiz Antônio Gaiger. O pesquisador colabora com o título “O espírito da reciprocidade”. A painelista e docente portuguesa, Tereza Cunha, apresenta “O Xiquite Delas e as iniciativas econômicas de mulheres em Moçambique”.