Acesso à Justiça será tema de palestra na UCPel

O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel) recebe na terça-feira (24) a professora doutora e pesquisadora Élida Lauris. Ela ministrará para alunos da pós-graduação a palestra “Acesso, necessidade, direito e justiça: redefinindo os termos de discussão do acesso à justiça no Brasil”, às 17h, na sala 306 B do Campus I.
A professora visitante também participará de uma atividade voltada para o curso de Direito. A partir das 19h30min, no espaço Multiuso do Campus II, haverá a realização de um painel intitulado “Acesso à justiça e Defensoria Pública: é possível institucionalizar uma concepção emancipatória de acesso à justiça?”. O painel também contará com a presença da defensora pública Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira. 
 
Currículo – Élida Lauris é doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra. Foi secretária-executiva do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Trabalhou como pesquisadora no Observatório Permanente da Justiça Portuguesa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 
Também foi co-coordenadora do Projeto Alice, dirigido por Boaventura de Sousa Santos. Sua tese de doutorado “Acesso para quem precisa, justiça para quem luta, direito para quem conhece – Dinâmicas de colonialidade e narra(alterna-)tivas do acesso à justiça no Brasil e em Portugal” foi distinguida com o Prêmio Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa em 2015. 
Tem experiência na área de Direito, com ênfase na sociologia do direito e dos tribunais e direito constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, direitos humanos, mobilização do direito e movimentos sociais, reforma do judiciário, separação de poderes, judicialização da política, constitucionalismo e hermenêutica constitucional.

foto da notícia