Socióloga Lilian Celiberti analisa momento da política brasileira em Aula Inaugural

A socióloga uruguaia Lilian Celiberti esteve presente na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no dia 31 de março, para participar da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS). O tema do encontro foi o atual momento vivido na política brasileira, que, de acordo com a palestrante, lembra o período de lutas a favor da democratização na década de 1970.
Durante sua fala, a socióloga destacou duas dimensões determinantes na crise vivida pelo governo brasileiro: a questão de gênero e a atual conjuntura de debilidade institucional. Conforme a convidada, a impressão que se tem é que boa parte das críticas destinadas à presidente Dilma Rousseff se dá diretamente à pessoa Dilma (devido ao preconceito de gênero) e não aos atos de seu governo. “Existem diversos obstáculos conservadores no país que precisam ser vencidos pelas mulheres, e em especial na política que atravessa tanto partidos de direita quanto esquerda”, comentou.
Quanto ao aspecto de debilidade de conjuntura institucional, Lilian destacou que pelo menos metade dos deputados que analisam o processo de impeachment da presidente Dilma são ou serão acusados de corrupção. “A conjuntura de debilidade institucional democrática brasileira é tamanha que chama atenção fora do Brasil”, avalia.
A socióloga ainda mencionou o importante papel que a sociedade exerce para a manutenção da democracia. “Ser democrático pressupõe igualdade, reconhecimento, tolerância, pluralidade e respeito às regras institucionais”, disse.

Palestra prestigiada
A importância do trabalho desenvolvido por Lilian – que atualmente é integrante da Articulação Feminista do Mercosul e do coletivo feminista uruguaio Cotidiano Mujer, e que também possui uma história de resistência e luta política pela democracia na América Latina – foi prestigiada pela comunidade da UCPel que lotou o auditório para ouvir a palestrante.
A coordenadora do PPGPS, professora Vini Rabassa da Silva, destacou a honra de receber na Universidade a socióloga, que é referência na luta de resistência pelos direitos humanos e democracia na América Latina. “A luta da Lilian se materializa nas diretrizes do nosso PPGPS”, disse.
O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Ricardo Pinheiro, comentou sobre o trabalho desenvolvido para que os Programas de Pós-Graduação da UCPel sejam um terreno fértil para a produção de conhecimento de diversas áreas e tendências. “A possibilidade de ter a Lilian aqui é um momento em que se concretiza o conhecimento aplicado”, avaliou.
Já a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Andréa Heidrich, falou sobre a importância do relato da convidada para os assistentes sociais. Andréa ainda ressaltou a relevância de realizar eventos em conjunto com alunos da graduação e da pós-graduação.