PPG em Política Social promove Aula Inaugural nesta quinta (31)

O Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS) recebe, nesta quinta-feira (31) a socióloga uruguaia Lilian Celiberti, para sua Aula Inaugural. A convidada falará sobre Memórias de Resistência e Luta Cotidiana: Direitos Humanos, Diversidade e Desafios da Democracia. O evento será no Auditório Dom Antônio Zattera, às 19h15min.
Lilian é integrante da Articulação Feminista do Mercosul e do coletivo feminista uruguaio – Cotidiano Mujer. Faz parte do processo que mobiliza a Universidade Popular dos Movimentos Sociais na América Latina e foi uma das referências de organização dos Fóruns Sociais Mundiais.
A história de resistência e luta política de Lilian se mistura com a luta pela democracia na América Latina. Militante contra a ditadura do Uruguai (1973-1985), em 1978, em Porto Alegre Lilian foi uma das uruguaias sequestradas na Operação Condor, uma manobra clandestina planejada e coordenada pelas ditaduras sul-americanas para capturar aqueles que pudessem representar alguma ameaça aos regimes. Foi torturada, presenciou a prisão dos filhos e foi separada deles. Levada para Montevidéu, foi condenada a cinco anos de prisão. Apesar das marcas do passado, Lilian se fortaleceu e se tornou uma renomada feminista e ativista dos direitos humanos na América Latina.
“Diante desse histórico, o PPG em Política Social reconhece sua importância política e epistemológica na construção de um outro mundo possível e por isto a convida para que nos ajude a pensar o presente, os desafios da democracia e dos direitos humanos, considerando os reflexos do passado”, pontua a coordenadora do PPG, professora Vini Rabassa da Silva.

foto da notícia