Trabalho do MEEC/UCPel será publicado em revista científica internacional de circuitos e sistemas

A egressa do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel), Bianca da Silveira, teve um artigo científico publicado na revista internacional que é referência em estudos mundiais, IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers (TCAS–I). O estudo com o título “Power-Efficient Sum of Absolute Differences Hardware Architecture Using Adder Compressors for Integer Motion Estimation Design”, aponta uma alternativa para a redução da dissipação de potência em módulos dos padrões de codificação de vídeo atuais.
O trabalho publicado foi resultado da dissertação de mestrado desenvolvida pela egressa do MEEC/UCPel sob orientação do professor Eduardo da Costa e a colaboração do professor Cláudio Diniz. A discente pesquisou o emprego de somadores compressores, um tipo específico de operador aritmético de baixa potência. Através do estudo, foi possível encontrar, em módulos dos padrões de codificação de vídeo atuais, contribuições para o aumento de desempenho e redução da dissipação de potência.
Em particular, foi o caso das métricas de similaridade SATD (Sum of Absolute Transformed Differences) e SAD (Sum of Absolute Differences), utilizadas nos módulos de Estimação de Movimento e na Predição Intra-quadros de codificadores de vídeo. O uso intenso destas métricas representa a maior parte da complexidade computacional do codificador de vídeo atual HEVC (High Efficiency Video Coding). Vale destacar que, em dispositivos móveis operados por bateria, tais como telefones celulares, só é possível processar uma grande quantidade de vídeos digitais através da redução de dissipação de potência em seus circuitos internos.
Os dados obtidos através da pesquisa, e apresentados na revista TCAS-I, demonstraram que, com o uso dos somadores compressores desenvolvidos, a métrica SAD reduz a potência dissipada em 25% (em média) se comparados à métrica SAD com somadores convencionais. A partir do resultado obtido, pode-se contribuir com o aumento do tempo de duração da bateria de dispositivos móveis que capturam vídeo, tais como câmeras digitais, tablets e smartphones.
O artigo sairá em uma edição especial da revista, que publicará os melhores trabalhos apresentados na conferência IEEE International Conference on Electronics, Circuits, and Systems 2016, que ocorreu em Monte Carlo, Mônaco, em dezembro de 2016. De acordo com Diniz, que apresentou o trabalho na conferência, houve um interesse muito grande da comunidade nos resultados da pesquisa da egressa, o que motivou o convite para a publicação de um artigo estendido para a revista internacional.
Conforme o professor Costa, a importância da publicação do trabalho em uma renomada revista como a TCAS-I mostra o reconhecimento da comunidade científica à qualidade dos trabalhos realizados no MEEC. Além disso, este trabalho publicado no TCAS-I passa a ser referência no tema de circuitos eficientes em dissipação de potência para cálculo de métricas de similaridade em padrões de codificação de vídeo. Na avaliação de Costa, o trabalho leva o MEEC/UCPel a um outro patamar em termos de pesquisa científica no tema apresentado.
Para a egressa Bianca, a publicação do trabalho representa o momento mais importante da sua vida acadêmica. A engenheira conta que foi um momento de surpresa e felicidade, visto que é uma revista de abrangência enorme na área. “É a oportunidade de trazer visibilidade para o MEEC/UCPel através do meu trabalho”, finaliza.
Além da egressa Bianca e dos professores Costa e Diniz, também são co-autores do artigo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sergio Bampi, e seus orientandos, Guilherme Paim, Mateus Grellert e Brunno Abreu.
A TCAS–I é uma conceituada revista com Qualis A1 na área de Engenharias IV da CAPES, e que tem como foco publicar artigos científicos de alta relevância em temas específicos relacionados com a teoria, análise, projeto e implementações práticas de circuitos. O campo de interesse da revista cobre os seguintes tópicos: circuitos analógicos e digitais, circuitos e sistemas de sinais mistos, circuitos e sistemas não lineares, sensores integrados, sistemas em chip, circuitos e sistemas optoeletrônicos, eletrônica de potência, entre outros.

Link para o trabalho publicado: http://ieeexplore.ieee.org/document/8002592/