Professores da UCPel apresentam trabalhos em congresso internacional

Os professores do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cláudio Machado Diniz e Jean Pierre Oses, participaram do 8th IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems (LASCAS 2017). O simpósio internacional ocorreu de 20 a 23 de fevereiro em San Carlos de Bariloche, Argentina, e teve como objetivo apresentar os avanços na investigação e produção de conhecimento nos campos da eletrônica e comunicações.  
Os representantes da Católica apresentaram trabalhos voltados para metodologias de projeto, técnicas e resultados experimentais em circuitos e sistemas eletrônicos. Diniz apresentou o artigo Low Power Sum of Absolute Differences Architecture Using Novel Hybrid Adder, parte do trabalho de mestrado de Rafael dos Santos Ferreira, primeiro autor do artigo. O título trata sobre os novos somadores que trabalham em codificação híbrida para uso em arquiteturas de hardware em codificação de vídeo, visando à baixa dissipação de potência.
Já o professor Oses apresentou o trabalho Exploiting Addition Schemes for the Improvement of Optimized Radix-2 and Radix-4 FFT Butterflies, parte da dissertação de Renato Neuenfeld, primeiro autor do artigo. O tema apresentado trata da exploração de diferentes esquemas de circuitos somadores em estruturas de borboletas, que são elementos centrais de cálculo da Transformada Rápida de Fourier. O principal objetivo do trabalho foi encontrar os melhores esquemas de soma a serem usados em cada uma das borboletas, visando maior desempenho e menor dissipação de potência nessas estruturas. 
De acordo com os professores Diniz e Oses, a oportunidade de participar de eventos como o LASCAS proporciona a interação com pesquisadores da área de circuitos e sistemas de todo o mundo, o que facilita o desenvolvimento de novas cooperações em pesquisa com inserção internacional. Além disso, o evento é uma oportunidade de divulgar os trabalhos que são produzido pelos pesquisadores da UCPel e promover a discussão em torno dos temas de pesquisa em que são inseridos, complementa o coordenador do mestrado, professor Eduardo Antônio da Costa.

foto da notícia

Powered by WPeMatico