Professor da UCPel apresenta trabalho em Congresso Internacional na França

O coordenador do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Eduardo Antônio César da Costa, participou do evento internacional 15th IEEE International New Circuits and Systems Conference (NEWCAS 2017), entre os dias 25 e 28 de junho, na cidade de Strasbourg, França. A conferência é o espaço destinado para a apresentação de estudos relevantes de diferentes centros de pesquisas mundiais, cujos os tópicos estão relacionados às áreas de processamento de sinais, circuitos analógicos e digitais, projeto de circuitos de baixa dissipação de potência, entre outros.
Costa apresentou o artigo A Power-Efficient 4-2 Adder Compressor Topology, que propõe o projeto de uma célula de somador compressor 4-2 de baixa dissipação de potência, nos níveis de transistor e de layout. O estudo leva em conta que a operação de soma é a mais usada em diferentes aplicações, tais como filtros digitais e blocos de codificação de vídeo. “Devido a isso, é importante um projeto de circuito somador eficiente com baixa dissipação de potência”, justifica o professor Costa.
No evento, dois outros trabalhos foram apresentados com coautoria do professor Costa, com os títulos: Pruning and Approximation of Coefficients for Power-Efficient 2-D Discrete Tchebichef Transform e Low Power SATD Architecture Employing Multiple Sizes Hadamard Transforms and Adder Compressors. O primeiro trabalho trata do projeto de transformadas eficientes com computação aproximada para codificação de vídeo.
O segundo trabalho, que tem como autora principal a egressa do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel, Bianca Silveira, aborda o uso de somadores compressores para o projeto eficiente em dissipação de potência da métrica SATD (Soma das Diferenças Transformadas Absolutas). É uma métrica usada para estimar a distorção entre dois blocos de vídeo no estágio do modo de decisão dos codificadores de vídeo.
De acordo com o docente, a oportunidade de estar presente em um evento como o NEWCAS é fundamental para divulgar à comunidade científica os trabalhos de qualidade que são realizados no mestrado da UCPel. Além disso, a participação em eventos internacionais proporciona a perspectiva de cooperações internacionais em temas relevantes para as áreas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes da UCPel.