Palestra destaca vantagens do padrão de vídeo High Efficiency Video Coding

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) realiza nesta quinta-feira (11), às 18h, na sala 210D, palestra sobre aceleradores de hardware para o Padrão High Efficiency Video Coding (HEVC). O palestrante da atividade será o coordenador do curso de Engenharia de Computação da UCPel e professor do MEEC, Cláudio Diniz.
A palestra irá abordar a demanda por vídeos de resoluções altas (além do Full-HD – 1920×1080 pixels), o que levou à necessidade da criação de um novo padrão de codificação de vídeo mais eficiente. O padrão High Efficiency Video Coding (HEVC), publicado em 2013, praticamente dobra a compressão de vídeos comparado ao padrão mais eficiente até então, o H.264/AVC (Advanced Video Coding), publicado em 2003. Entretanto, a tecnologia de 2013 aumenta o esforço computacional em até três vezes, o que torna necessário o desenvolvimento de aceleradores hardware. 
O docente irá apresentar uma análise da aplicação do HEVC para identificar os módulos mais importantes do codec HEVC em termos de esforço computacional e o projeto de aceleradores de hardware para estes módulos. Serão apresentadas também técnicas atuais utilizadas para redução de potência destes aceleradores. Além dos integrantes do mestrado, podem participar do encontro acadêmicos dos cursos de graduação interessados no tema. 

Powered by WPeMatico