Palestra Aceleradores de Hardware para o Padrão High Efficiency Video Coding (HEVC)

A palestra acontece nesta quinta, 11/05 às 18h, na Sala D210.
Título: Aceleradores de Hardware para o Padrão High Efficiency Video Coding (HEVC)

Resumo da palestra: A demanda por vídeos de resoluções altas (além do Full-HD – 1920×1080 pixels) levou a necessidade da criação de um novo padrão de codificação de vídeo mais eficiente. O padrão High Efficiency Video Coding (HEVC), publicado em 2013, praticamente dobra a compressão de vídeos comparado ao padrão mais eficiente até então, o H.264/AVC (Advanced Video Coding), publicado em 2003. Porém, o codec HEVC aumenta o esforço computacional em cerca de 3 vezes comparado ao codec H.264/AVC. O alto esforço computacional do codec HEVC e as limitações de potência das atuais tecnologias de fabricação de semicondutores tornam necessário o desenvolvimento de aceleradores hardware dedicado para o codec deste padrão. Esta palestra apresenta uma análise da aplicação do HEVC para identificar os módulos mais importantes do codec HEVC em termos de esforço computacional e o projeto de aceleradores de hardware para estes módulos. Serão apresentadas também técnicas atuais utilizadas para redução de potência destes aceleradores.

Sobre o palestrante: Cláudio Diniz é Professor Assistente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Atua como coordenador do Curso de Engenharia de Computação, professor e orientador de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação (PPGEEC) e como professor dos cursos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica da UCPel. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo obtido o título de doutor com voto de louvor. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT), Alemanha. Atuou como Projetista Digital na empresa de semicondutores CEITEC S.A. Desenvolve pesquisa nas áreas de arquiteturas de sistemas computacionais, sistemas embarcados, microeletrônica e processamento digital de imagens, com foco principal no desenvolvimento de arquiteturas e circuitos integrados para codificação de vídeo (padrões H.265/HEVC e H.264/AVC).