Mestrando da UCPel tem trabalho aceito em evento mundial sobre processamento digital de sinais

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Juliano Barboza, teve seu trabalho aceito no maior evento mundial sobre processamento digital de sinais. O encontro, intitulado IEEE International Symposium on Circuits & Systems (ISCAS- 2017), ocorrerá entre os dias 28 e 31 de maio, na cidade de Baltimore, estado de Maryland nos Estados Unidos. 
Intitulado, A New Kernel Kalman Filter Algorithm for Estimating Time-Varying Nonlinear Systems, o trabalho propõe uma nova formulação do filtro de Kalman baseado em funções Kernel para estimação de sistemas, operando em meios não lineares e variantes no tempo. Um exemplo de sistemas com características não lineares e variantes no tempo é o eco acústico. 
O trabalho desenvolvido por Barbosa modela o sistema acústico assumindo suas não linearidades e variância no tempo. “Isso permite que o sistema proporcione um cancelamento do eco acústico com maior eficiência, contribuindo para uma melhor qualidade na comunicação”, explica o orientador do trabalho, professor Sérgio Almeida. 
De acordo com Almeida, será a primeira vez que um estudante da UCPel tem um artigo aprovado para o evento, considerado uma dos mais importantes do mundo. “Ser selecionado para um evento desse porte demonstra o reconhecendo e a contribuição científica do artigo para a área de processamento digital de sinais, visto que o trabalho foi avaliado por um corpo de revisores muito qualificado”, avalia o docente.   Além do professor Almeida, é co-orientador do trabalho o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Carlos Bermudez. 

foto da notícia

Powered by WPeMatico