Engenharia de Computação e Tecnologia da UCPel tem nova professora

A pós-doutora em Computação, Fernanda Pinto Motta, é a nova professora de oito disciplinas dos cursos de Engenharia de Computação (presencial) e Engenharia Elétrica (EaD) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A docente também é titular da cadeira de Ciências de Dados do Mestrado em Engenharia em Engenharia Eletrônica e Computação da Católica.

Fernanda é graduada em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)e Mestre em Engenharia de Computação pela mesma instituição. O doutorado sanduíche em Educação em Ciências foi realizado na FURG e na Universidad de Extremadura – UNEX, em Cáceres, Espanha. O pós-doutorado em Computação foi defendido pela Universidade Federal de Pelotas.

A nova docente da UCPel trabalhou na área de inteligência artificial voltada para realidade dual, virtual e mista, em simulação social por meio de sistemas multiagentes e inteligência artificial associada a tecnologias persuasivas ubíquas para mudança de comportamento. Atualmente pesquisa o processamento de imagens e  Ciência de contexto e situação em projetos de alunos de iniciação científica e Mestrado.

Na Engenharia de Computação leciona Engenharia de Software, Computação Gráfica, Legislação Profissional e Processamento Digital de Imagens. No curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas Ead ela é a titular da Engenharia de Software, Engenharia de Software III, Projeto Integrador IV-A e Projeto Integrador IV-A.

Contribuir com a formação e construção do conhecimento dos alunos em relação a computação e a tecnologia é a expectativa da professora Fernanda Pinto Motta ao passar a fazer parte do quadro docente da UCPel. “ Que eles possam observar que a computação não precisa ser apenas a aplicação final do conhecimento, que ela também pode ser intermediária para outras áreas como saúde e educação”.

Redação: Alessandra Senna