Saúde e Comportamento recebe menção honrosa em encontro de abrangência internacional

A professora Gabriele Ghisleni e a aluna Fernanda Pedrotti Moreira, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/ UCPel), estiveram participando do 4º Encontro do Clube Brasileiro de Purinas, que ocorreu durante o primeiro fim de semana de setembro, em Canela, na região serrana do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o estudo realizado pelas pesquisadoras recebeu menção honrosa por parte da comissão organizadora do evento de abrangência internacional, sendo considerado de grande relevância científica.
“A pesquisa revela que uma variação no DNA estimula a liberação do hormônio leptina – que regula a saciedade – pelas células do tecido adiposo em pessoas não-obesas, o que sugere a possibilidade de proteção dos indivíduos com tendência ao desenvolvimento de doenças como a obesidade”, explica a professora.
Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) apontam para o aumento da obesidade no Brasil. A doença já é considerada um problema de saúde pública, constituindo-se em fator de risco para o aparecimento de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. “Fatores como sedentarismo e hábitos alimentares, associados à predisposição genética, contribuem para o aparecimento da enfermidade”, lembra a docente da UCPel.
Referência
Desenvolvido no Laboratório de Neurociências Clínicas da Universidade, o trabalho apresentado no Encontro de Purinas foi construído com base nos dados obtidos a partir das amostras de uma parte da população da cidade de Pelotas, cujas informações são obtidas em saídas de campo e constam no banco de dados do PPGSC.
De acordo com Gabriele, os estudos de associação entre variações na sequência de DNA, em genes específicos, têm sido realizados para determinar a contribuição genética para o desenvolvimento de doenças comuns na população e, também, sua influência na predisposição aos transtornos do humor.