Em vista da recente situação da região sul do Estado, que vem sofrendo com intempéries, o curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferecerá atendimentos virtuais para apoio emocional de atingidos pelos temporais e suas consequências. O acolhimento será ofertado em parceria com a Prefeitura de Pelotas e os interessados em receber esta atenção podem enviar o seu nome completo e a cidade de residência pelo Whatsapp (53) 3284-9526.
Com objetivo de promover, através de escuta ativa e de uma comunicação empática, estabilização emocional; identificação de necessidades e promoção de resiliência; o projeto atuará também no âmbito da prevenção. Sinais precoces de transtornos serão encaminhados para tratamento adequado quando necessário.
O préstimo destes atendimentos faz jus aos deveres éticos e sociais do curso, conforme relata a docente e coordenadora do projeto, Brenda Louro. “Nós entendemos que é o nosso dever, enquanto profissionais, enquanto alunos da UCPel, olhar para essas pessoas e contribuir através dos nossos saberes”, expõe.
Eventuais desdobramentos do projeto são esperados, mas serão ainda discutidos de acordo com a demanda gerada pela atuação. Após o levantamento das necessidades de cuidado de cada família ou indivíduo, outras propostas de intervenção poderão ser articuladas com suporte da rede de apoio já existente, segundo salienta a coordenadora do curso da UCPel, professora Maria Clara Salengue.
A parceria entre o curso de Psicologia e a Prefeitura de Pelotas já é consolidada, comenta Maria Clara. Os atendimentos virtuais, com foco em saúde mental, acontecem desde a pandemia e são feitos através do canal de Saúde Digital disponibilizado pelo setor público.
Intervenções em saúde mental pós-desastres
A Psicologia da UCPel é uma das poucas graduações do país que possui uma vivência acadêmica de intervenções em saúde mental pós-desastres — desde de 2007 esta atividade integra o projeto pedagógico do curso. Brenda pontua que a criação desta ação levou em conta a visão da Universidade: o interesse em estar presente na comunidade. “Esse olhar para as pessoas e para o cuidado é um valor na nossa formação”, complementa.
Com caráter complementar, estas vivências acadêmicas são vinculadas às graduações e pós-graduações da universidade, promovendo experiências práticas aos acadêmicos. Os alunos têm, previamente às atuações diretas com a comunidade, indicações e instruções sobre como proceder diante de desastres ou tragédias. Visitas de representantes de órgãos governamentais, como a Defesa Civil do Estado, integram as ações da atividade, conforme destaca a coordenadora do curso.
Os alunos participantes também terão acesso a conteúdos orientacionais elaborados pelos professores do curso, bem como de materiais dos Conselhos de Psicologia sobre atuações em desastres e emergências.
Redação: Caroline Albaini
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