UCPel integra série de webinars do Comung

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra a programação da série de webinars promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das instituições integrantes do Comung. Os encontros começam nesta terça-feira (25) e prosseguem até o mês de novembro através do canal do Comung no Youtube.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC/UCPel), Adriano de Assis, palestrará em inglês no dia 10 de novembro, às 11h, sobre o tema: ‘A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate’. Também terão espaço nas lives estudos sobre a Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.

O webinar é organizado pela Grupo de Trabalho de Internacionalização do Comung com a intenção de  promover o intercâmbio do conhecimento, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas nas instituições do sul do país. “Queremos criar novas oportunidades de colaboração de pesquisas entre as Universidades do Comung e de outros países”, diz a presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11h, com o tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19. Confira a programação completa:

25/08: The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).

01/09: Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).

08/09: Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).

15/09: Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

22/09: Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).

29/09: Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).

06/10: The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais  (Universidade La Salle – Unilasale).

13/10: La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci

(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).

20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).

03/11: Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).

10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UCPel).

17/11: Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Comung