Patricia Guerreiro assume direção do Centro de Ciências da Saúde

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (CCS/UCPel) apresentou nesta segunda-feira (2) a docente Patrícia Guerreiro como sua nova diretora. Com formação em Odontologia, Patrícia é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da UCPel. O cargo de direção do Centro era anteriormente ocupado por Moema Chatkin, apresentada também nesta semana como nova pró-reitora acadêmica da instituição.

Dar sequência ao trabalho realizado por Moema será o propósito de Patrícia neste primeiro momento. “Buscaremos continuar conduzindo os cursos do Centro na busca da excelência acadêmica”, expõe. “Dentro do possível, pretendemos ampliar esses cursos do CCS, propiciar novas ofertas de graduações, cursos de educação continuada e de extensão”, complementa.

As melhorias realizadas pela instituição no Campus da Saúde também favorecem a continuidade do desenvolvimento do Centro, relata a professora. A ampliação do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, local de prática acadêmica, tem orçamento de R$15 milhões. Mais de 32 especialidades médicas realizam atendimentos de pacientes encaminhados pelo SUS. Anualmente, mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais são realizados no Campus. 

Às vésperas de visitas do Ministério da Educação (MEC), a diretora também se mostra focada em garantir as notas 5 das graduações da área. Conquista já alcançada com a Odontologia, onde Patrícia exerce a coordenação desde a criação do curso. No ano passado, a avaliação in loco do MEC, garantiu novamente a nota máxima ao trabalho realizado na formação. À época, a docente destacou que a nota consolidava a proposta apresentada pela UCPel à comunidade — diplomar profissionais éticos, competentes, conhecedores das realidades de seus atendidos.

Docente da UCPel há 13 anos, Patrícia conhece bem a rotina da instituição. Agora à frente do Centro que engloba oito graduações, um mestrado e um programa de pós-graduação, o desafio se mostra maior, porém, a diretora ressalta que o trabalho do CCS é bastante sólido. “Temos um grupo de coordenadores muito coeso, que trabalha junto”, diz.

 

Redação: Caroline Albaini

Powered by WPeMatico