A docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel), Cristina Gonzalez, esteve presente no 11th International Symposium on In Vivo Body Composition Studies. Organizado pela Columbia University e College of Physicians and Surgeons, o evento ocorreu entre 25 e 27 de junho, em Nova York (EUA).
Na ocasião, a professora da UCPel apresentou trabalhos de forma oral e em pôster. Segundo explica, as pesquisas envolveram diversas técnicas de composição corporal, em estudos realizados em parceria com o Pennington Biomedical Reserch Center, da Louisiana State University, onde atua como pesquisadora visitante. «Nos trabalhos apresentados utilizei métodos mais simples, como a circunferência da panturrilha para estimar a massa muscular dos indivíduos», diz.
Para Gonzalez, a participação em eventos internacionais é de extrema relevância, pois, além de divulgar o nome da UCPel, oportuniza a troca de experiências e contatos com pesquisadores internacionais. «Por se tratar de um Congresso na minha linha de pesquisa, transmitirei aos alunos as informações mais atualizadas na área», acredita.
O evento trianual reúne os maiores nomes mundiais em composição corporal – área responsável por abranger técnicas utilizadas para identificar componentes como a massa e a gordura no corpo. «Alterações no compartimento da massa muscular podem identificar indivíduos com resposta inadequada a tratamentos como a quimioterapia, por exemplo», finaliza a docente.
Redação: Piero Vicenzi
Powered by WPeMatico