Disciplinas

[:pb]

 Disciplinas Obrigatórias

Bioestatística I

Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Créditos: 02

 

Bioestatística II

Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Créditos: 02

 

Bioética em Pesquisa

A bioética nas últimas décadas, devido ao alarmante desenvolvimento biotecnológico, tem surgido como uma ciência de elevada expressão no cenário mundial. Questões conflituosas geradas no âmago dos diversos segmentos científicos e contradições estruturais nas áreas social, econômica, política e cultural encontram hoje na bioética o suporte moral necessário para guiar decisões conscientes em direção ao respeito pela vida humana em seu sentido mais amplo.

Créditos: 02 

 

Didática

A pós-graduação stricto senso e a formação docente. A Universidade no Brasil. Sistema nacional de educação superior. Regulação da educação superior. Docência na educação superior. Projeto pedagógico. Planejamento educacional.

Créditos: 02

 

Fundamentos em Saúde

Aspectos biológicos nos processos de saúde e doença. Aspectos clínicos na área da Saúde considerando a multidisciplinariedade: Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Biotecnologia, Biologia, dentre outras.

Créditos: 02

 

Métodos Quantitativos de Pesquisa

Esta disciplina tem por objetivos: explicar os princípios de causalidade das doenças; encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde; introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico; instrumentalizar o aluno em relação a força e as limitações dos princípios delineamentos epidemiológicos.

Créditos: 02 

 

Oficina de Redação

O propósito central da disciplina é o de proporcionar ao aluno uma reflexão sobre os variados aspectos (técnicos, literários, gramaticais, artísticos) da comunicação mediante a palavra escrita; Outro propósito específico é o de estimular o aluno a refletir sobre as questões que envolvem o ensino e a prática docente, considerando o contexto educacional e numa abordagem sociológica, histórica e crítica; Treinamento prático mediante a confecção, apresentação e discussão crítica em aula, de escritos técnicos (projetos de pesquisa, artigos científicos) e não técnicos (ensaios, reflexões pessoais).

Créditos: 02

 

Prática de Pesquisa

Planejamento e redação de projeto de pesquisa. Construção e adaptação de instrumentos de avaliação, com ênfase em requisitos psicométricos essenciais.Estudo dos métodos específicos de coleta e interpretação de dados de acordo com projetos vigentes no período.

Créditos: 02 

 

Práticas em Bioestatística

Estudo de métodos estatísticos avançados: regressão de Poisson, análise de sobrevivência, análise fatorial.

Créditos: 02

 

Revisão Sistemática e Metanálise

Esta disciplina tem por objetivo: Discutir os problemas das revisões tradicionais; Introduzir o conceito e princípios gerais de Medicina Baseada em

Evidências; Instrumentalizar os alunos na condução de revisões sistemáticas; Exercitar a leitura e avaliação crítica de artigos científicos; Introduzir o conceito de Metanálise; Discutir vantagens e desvantagens da Metanálise; e instrumentalizar os alunos na síntese quantitativa (metanálise) e qualitativa de ensaios clínicos randomizados.

Créditos: 02

 

Seminários de Discussão de Projeto I e II

Tem por objetivo avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde. Os seminários de discussão de projetos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento são realizados semanalmente, alternando as apresentações de trabalhos de pesquisa realizados por membros do programa ou convidados e a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos do mestrado e doutorado.

Créditos: 01 (cada)

 

Seminário Avançado I (Doutorado)

Professora: Karen Jansen

Créditos: 01

 

Seminário Avançado II (Doutorado)

Professora: Karen Jansen

Créditos: 01

 

Tópicos em Epidemiologia (Doutorado)

Esta disciplina tem por objetivos:
Encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde;
Introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico;
Apresentar diversos tópicos relevantes e atuais na pesquisa quantitativa;
Desenvolver a leitura crítica de artigos científicos.

Créditos: 02

 

 

Disciplinas Eletivas

Avaliação Nutricional e Composição Corporal

Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.

Créditos: 02

 

Genética do Comportamento (Doutorado)

Estudo com bases celulares da hereditariedade. Conceitos básicos de DNA, gene, genótipo, fenótipo. As leis de Mendel. Herança poligênica do comportamento. Métodos de investigação como estudos de expressão gênica e análise de polimorfismo e suas aplicações. Genes versus ambiente. Questões atuais no campo de genética humana e a discussão dos aspectos éticos.

Créditos: 02

 

Instrumentos em Saúde Mental (Doutorado)

Fundamentos de Mensuração em Saúde Mental. Instrumentos de Avaliação de Comportamentos Associados à Saúde Mental. Entrevistas Diagnósticas e Instrumentos de Triagem. Instrumentos para avaliação de diferentes transtornos mentais. Instrumentos de Avaliação de Uso na Infância e Adolescência. Instrumento de Avaliação de uso em Idosos.

Créditos: 02

 

Métodos de Avaliação da Efetividade das Psicoterapias (Doutorado)

Estudo da teoria, a aplicação e a interpretação dos instrumentos para avaliação dos quadros e da efetividade das intervenções psicoterápicas e psicossociais em alterações do humor.

Créditos: 02 

 

Métodos Qualitativos de Pesquisa (Doutorado)

O objetivo principal da disciplina é instrumentar os alunos a reconhecerem a importância do método qualitativo em pesquisa na área das ciências da saúde, sociais e humanas.
O conteúdo da disciplina abrange a identificação de problemas, aplicações (planejamento) e usos (execução) de diferentes métodos com abordagem qualitativa presentes no campo científico.

Créditos: 02

 

Neuroinflamação (Doutorado)

Um dos mais importantes avanços na investigação em neurociências foi a compreensão de que existe uma estreita comunicação entre o sistema imunológico periférico e o sistema nervoso central. Embora a resposta inflamatória tenha um papel vital para a prevenção do dano, a cronicidade pode ser responsável por várias doenças neurológicas e sua progressão. Desta forma, o objetivo desta disciplina é introduzir a fisiologia do sistema imune, interações entre os sistemas imune e nervoso central, bem como focar nos processos de diagnóstico da neuroinflamação à interação com o sistema imune inato e adquirido.

Créditos: 02

 

Neuroquímica

Estudo dos conceitos e elementos envolvidos na estrutura e funcionamento bioquímico do sistema nervoso. Tem por objetivo discutir os elementos e processos neuroquímicos em situações fisiológicas e patológicas, particularmente aspectos da comunicação celular.

Créditos: 02 

 

Neuropsicobiologia

Estudo da ontogenia e vulnerabilidade do Sistema Nervoso Central durante as fases do desenvolvimento correlacionando aos aspectos comportamentais e biológicos.

Créditos: 02

 

Políticas Públicas de Saúde I e II (Doutorado)

Visa apresentar as Políticas Publicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais.

Créditos: 02 (cada)

 

Práticas preventivas em Saúde Materno-Infantil

Estratégias de atuação prática que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil abordando ações preventivas das morbidades infantis e maternas mais frequentes.

Professora: Elaine Pinto Albernaz

Créditos : 02

 

Saúde da Família

Avaliação e acompanhamento das estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalização da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.Foco em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde comunitária.

Professores: Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros e Fábio Monteiro da Cunha Coelho

Créditos: 02

 

Saúde no Ciclo Vital

Promover e estimular ações básicas de assistência à saúde, abordar o processo do crescimento e o desenvolvimento normal do indivíduo, avaliar desvios da normalidade, promoção, prevenção e correção destes desvios.

Créditos: 02

 

Técnicas Laboratoriais avançadas em Pesquisa

A disciplina tem por objetivo demonstrar aspectos técnicos de cada uma das tecnologias abordadas, bem como suas aplicações em pesquisa e diagnóstico, depois da aula teórica, na aula seguinte será visitado laboratório, com demonstração prática e participação dos alunos na utilização da técnica em questão: Cromatografia; Westem-Blotting; PCR; Sequeancimento Gênico; Cultura de Células; Imunohistoquímica; Microscopia Eletrônica de Varredura; e Microscopia Eletrônica de Transmissão.

Professores:  Gabriele Cordenonzi Ghisleni, Fernanda Nedel, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses, Hiram Larangeira de Almeida Júnior.

Créditos: 02

 

Tópicos em Epidemiologia

Esta disciplina tem por objetivos:
Encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde;
Introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico;
Apresentar diversos tópicos relevantes e atuais na pesquisa quantitativa;
Desenvolver a leitura crítica de artigos científicos.

Professor(es): Elaine Pinto Albernaz

Créditos: 02[:en]

Mandatory Disciplines

Biostatistics I
Study of basic statistic methods for critical reading in the health area and for data analysis. Tabular and graphic presentation of data, selection and use of basic techniques of statistic inference and interpretation of its results.
Teacher: Janaína Vieira dos Santos Motta
Credits: 02

Biostatistics II
Study of basic statistic methods for critical reading in the health area and for data analysis. Tabular and graphic presentation of data, selection and use of basic techniques of statistic inference and interpretation of its results.
Teacher: Janaína Vieira dos Santos Motta
Credits: 02

Bioethics in Research
During the last decades, bioethics has emerged as a science of great expression in the global scenario, due to the accelerated biotechnological development. Conflicting matters generated at the core of the diverse scientific fields and structural contradictions in the social, economical, political and cultural areas, find nowadays in bioethics the necessary support to guide conscious decisions towards respect for human life in its broadest sense.
Teacher: Karen Amaral Tavares Pinheiro and Ricardo Tavares Pinheiro
Credits: 02

Didactics
Post-graduation stricto sensu and teachers formation. University in Brazil. National system of superior education. Regulation of superior education. Teaching in superior education. Pedagogic project. Educational planning.
Teacher: Vera Figueiredo
Credits: 02

Basic Knowledge in Health
Biological aspects in the processes of health and illness. Clinic aspects in the area of health considering multidisciplinary: Medicine, Physiotherapy, Nursery, Dentistry, Psychology, Nutrition, Physical Education, Biotechnology, Biology, amongst others.
Teachers: Fernanda Nedel, Gabriele Ghisleni, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses
Credits: 02

Quantitative Research Methods
This discipline’s objectives are to explain the causality principles of illnesses; to encourage the application of epidemiology in the prevention of illnesses and the promotion of health; to introduce the student to the nature and application of the epidemiological method; to teach the student the power and limitations of the epidemiology outlining principles.
Teacher: Elaine Pinto Albernaz
Credits: 02

Writing Workshop
The discipline’s main goal is to provide the student the opportunity to reflect on the various aspects (technical, literary, grammatical, artistic) of communication through the written word; another specific purpose is to stimulate the student to reflect on the subjects that involve teaching and teaching practice, considering the educational context in a sociological, historical and critical approach; Practical training by means of critic creation, presentation and discussion in class of technical (research projects, scientific articles) and non-technical (rehearsals, personal observations) written work.
Teacher: Luciana de Ávila Quevedo
Credits: 02

Research Practice
Planning and writing of research projects Construction and adaptation of assessment tools, with emphasis in essential psychometric requirements. Study of the specific methods of collection and interpretation of data, according to active projects during the period.
Teachers: Luciana de Ávila Quevedo and Janaína dos Santos Mota
Credits: 02

Practices in Biostatistics
Study of advanced statistics methods: Poisson regression, survival rate analysis, factorial analysis.
Teachers: Maria Cristina Gonzales and Karen Jansen
Credits: 02

Systematic Review and Meta-analysis
This discipline’s goals are: To discuss the problems in traditional reviews; introducing the concept and general principles of medicine based on
evidences; to give students tools to perform systematic reviews; to exercise reading and critical assessment of scientific articles; to introduce the concept of meta-analysis; and to give students knowledge about quantitative and qualitative synthesis (meta-analysis) of randomized clinical essays.
Teachers: Maria Cristina Gonzalez and Maristela Böhlke
Credits: 02

Project Discussion Seminars I and II
Its goal is to critically evaluate research works in the health area. The project discussion seminars of the Post-Graduation in Health and Behavior Program are realized weekly, alternating the presentation of research work by program members or guests and the discussion of research projects by master’s and doctorate students.
Teachers: Jean Pierre Oses and Adriano Martimbianco de Assis
Credits: 01 (each)

Advanced Seminar I (Doctorate)
Teacher: Karen Jansen
Credits: 01

Advanced Seminar II (Doctorate)
Teacher: Karen Jansen
Credits: 01

Topics in Epidemiology (Doctorate)
This discipline’s goals are:
To encourage the application of epidemiology in the prevention of diseases and the promotion of health; To introduce the student to the nature and application of the epidemiological method; To present several relevant and current topics in quantitative research; To develop critic reading of scientific articles.
Teacher: Elaine Pinto Albernaz
Credits: 02

Non-mandatory Disciplines
Nutritional and Body Composition Evaluation
Study of new methodologies to assess the body composition, electric bioimpedance and nutritional state, as well as the consequences of malnutrition in clinical and surgical patients.
Teachers: Maria Cristina Gonzalez and Janaína dos Santos Motta
Credits: 02

Behavior’s Genetics (Doctorate)
Study of heredity with cellular basis. Basic concepts of DNA, gene, genotype, phenotype. Mendel’s laws. Polygenic heritage of behavior. Investigation methods as studies of gene expression and analysis of polymorphism and its applications. Genes versus environment. Current topics in the field of human genetics and discussion of ethical aspects.
Teachers: Gabriele Cordenonzi Ghisleni and Fernanda Nedel
Credits: 02

Mechanisms in Mental Health (Doctorate)
Basic Knowledge about Measurement in Mental Health Mechanisms of evaluation of behaviors associated to mental health. Diagnostic interviews and triage mechanisms. Mechanisms for evaluation of different mental disorders. Mechanisms for evaluation to be used in children and adolescents. Mechanisms for evaluation to be used in the elderly.
Teachers: Vera Figueiredo and Luciana de Ávila Quevedo
Credits: 02

Methods of Evaluation of Effectiveness of Psychotherapies (Doctorate)
Study of the theory, application and interpretation of instruments for evaluation of clinical states and effectiveness of psychotherapeutic and psychosocial interventions in humor changes.
Teachers: Vera Figueiredo and Luciana de Ávila Quevedo
Credits: 02
Qualitative Methods of Research (Doctorate)
The discipline’s main goal is to capacitate students to recognize the importance of the qualitative method in research in health, social and human science areas.
The discipline’s content encompasses the identification of problems, applications (planning) and uses (execution) of different qualitative approach methods present in the scientific field.
Credits: 02

Neuroinflammation (Doctorate)
One of the most important advances when investigating neurosciences is the understanding that there is strict communication between the peripheral immunologic system and the central nervous system. In spite of the inflammatory system having a vital role for damage prevention, chronicity may be responsible for several neurological diseases and their progression. As such, the goal of this discipline is to introduce the immune system physiology, interactions between the immune and central nervous systems, and focus on processes, from diagnostic of neuroinflammation to the interaction with the innate and acquired immune system.
Teacher: Jean Pierre Oses
Credits: 02

Neurochemistry
Study of the concepts and elements involved in the biochemical structure and functioning of the nervous system. The goal is to discuss the neurochemical elements and processes in physiological and pathological situations, particularly aspects of the cellular communication.
Teachers: Jean Pierre Oses and Gabriele Cordenonzi Ghisleni
Credits: 02

Neuropsychobiology
Study of ontogeny and vulnerability of the central nervous system during the stages of development, correlating the behavioral and biological aspects.
Teacher: Gabriele Cordenonzi Ghisleni
Credits: 02

Public Health Policies I and II (Doctorate)
Aims to introduce national Public Health Policies, guidelines and regulations referring to the main national problems in the health area, especially regarding the population of women, children and adolescents. Also seeks to discuss the dilemmas, challenges and future perspectives regarding those problems.
Credits: 02 (each)

Preventive practices in Mother-Infant Health
Practical acting strategies which promote quality of life and child development, addressing preventive actions for the most frequent causes of mother and infant deaths.
Teacher: Elaine Pinto Albernaz
Credits: 02

Family Health
Assessment and monitoring o the welfare model strategies, operationalization of the deployment of multi professional teams in basic health units. Focus in actions for health promotion, prevention, recovery, rehabilitation of the most frequent diseases and grievances, and maintenance of the collective health.
Teachers: Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros and Fábio Monteiro da Cunha Coelho
Credits: 02
Health in the Life Cycle
To promote and stimulate basic actions of health assistance, address the process of growth and normal development of the individual, to assess deviations from normality and to promote, prevent and correct those deviations
Credits: 02

Advanced Lab Techniques for Research
The discipline seeks to demonstrate technical aspects of each technology discussed, as well as its applications in research and diagnostics; after the theoretical class, the next class will include a visit to the laboratory, with a practical demonstration and students participation in using the technique in question. Chromatography, Westem-Blotting; PCR; Gene Sequencing; Cell Culture; Immunohistochemistry; Scanning Electronic Microscopy; e Transmission Electronic Microscopy.
Teachers: Gabriele Cordenonzi Ghisleni, Fernanda Nedel, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses, Hiram Laranjeira de Almeida Júnior.
Credits: 02

Topics in Epidemiology
This discipline’s goals are:
To encourage the application of epidemiology in the prevention of diseases and the promotion of health; To introduce the student to the nature and application of the epidemiological method; To present several relevant and current topics in quantitative research; To develop critic reading of scientific articles.
Teachers: Elaine Pinto Albernaz
Credits: 02
[:es]

Disciplinas Obligatorias

Bioestadística I
Estudio de métodos estadísticos básicos para lectura crítica de la lectura en el área de salud y para el análisis de datos. Presentación tabular y gráfica de datos, selección y uso de técnicas básicas de inferencia estadística e interpretación de sus resultados.
Profesora: Janaina Vieira de Santos Motta
Créditos: 02

Bioestadística II
Estudio de métodos estadísticos básicos para lectura crítica de la lectura en el área de salud y para el análisis de datos. Presentación tabular y gráfica de datos, selección y uso de técnicas básicas de inferencia estadística e interpretación de sus resultados.
Profesora: Janaina Vieira de Santos Motta
Créditos: 02

Bioética en Investigación
La bioética en las últimas décadas, debido al alarmante desarrollo biotecnológico, ha surgido como una ciencia de elevada expresión en el escenario mundial. Cuestiones conflictivas generadas en la esencia de los diversos segmentos científicos y contradicciones estructurales en el área social, económica, política y cultural encuentran hoy en la bioética el soporte necesario para guiar decisiones conscientes dirigidas al respeto por la vida humana en su sentido más amplio.
Profesores: Karen Amaral Tavares Pinheiro y Ricardo Tavares Pinheiro
Créditos: 02

Didáctica
El posgrado stricto senso y la formación docente. La Universidad en Brasil. Sistema nacional de educación superior. Regulación de la educación superior. Docencia en la educación superior. Proyecto pedagógico. Planificación educacional.
Profesora: Vera Figueiredo
Créditos: 02

Fundamentos en Salud
Aspectos biológicos en los procesos de salud y enfermedad. Aspectos clínicos en el área de Salud considerando la multidisciplinariedad: Medicina, Fisioterapia, Enfermería, Odontología, Psicología, Nutrición, Educación Física, Biotecnología, Biología, entre otras.
Profesores: Fernanda Nedel, Gabriele Ghisleni, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses
Créditos: 02

Métodos Cuantitativos de Investigación
Esta disciplina tiene por objetivos: explicar los principios de causalidad de las enfermedades; fomentar la aplicación de la epidemiología en la prevención de las enfermedades y en la promoción de la salud; introducir al alumno en la naturaleza y aplicación del método epidemiológico; instrumentalizar al alumno en relación a la fuerza y las limitaciones de los principios delineamientos epidemiológicos.
Profesora: Elaine Pinto Albernaz
Créditos: 02

Oficina de Redacción
El propósito central de la disciplina es el de proporcionar al alumno una reflexión sobre los variados aspectos (técnicos, literarios, gramaticales, artísticos) de la comunicación mediante la palabra escrita; Otro propósito específico es el de estimular al alumno que reflexionar sobre las cuestiones que involucran la enseñanza y la práctica docente, considerando el contexto educacional y en un abordaje sociológico, histórico y crítico; Entrenamiento práctico mediante la confección, presentación y discusión crítica en clase, de escritos técnicos (proyectos de investigación, artículos científicos) y no técnicos (ensayos, reflexiones personales).
Profesora: Luciana de Avila Quevedo
Créditos: 02

Práctica de Investigación
Planificación, con énfasis en requisitos psicométricos esenciales. Estudio de los métodos específicos de colecta e interpretación de datos de acuerdo con proyectos vigentes en el período.
Profesoras: Luciana de Ávila Quevedo y Janaína dos Santos Mota
Créditos: 02

Prácticas en Bioestadística
Estudio de métodos estadísticos avanzados: regresión de Poisson, análisis de sobrevivencia, análisis factorial.
Profesoras: Maria Cristina Gonzales y Karen Jansen
Créditos: 02

Revisión Sistemática y Metaanálisis
Esta disciplina tiene por objetivo: Discutir los problemas de las revisiones tradicionales; Introducir el concepto y principios generales de Medicina Basada en Evidencias; Instrumentalizar a los alumnos en la conducción de revisiones sistemáticas; Ejercitar la lectura y evaluación crítica de artículos científicos; Introducir el concepto de Metaanálisis; Discutir ventajas y desventajas del Metaanálisis; e instrumentalizar a los alumnos en la síntesis cuantitativa (metaanálisis) y cualitativa de ensayos clínicos randomizados.
Profesoras: Maria Cristina Gonzalez y Maristela Böhlke
Créditos: 02

Seminarios de Discusión de Proyecto I y II
Tiene por objetivo evaluar críticamente trabajos de investigación en el área de salud. Los seminarios de discusión de proyectos del Programa de Posgrado en Salud y Comportamiento son realizados semanalmente, alternando las presentaciones de trabajos de investigación realizados por miembros del programa o invitados y la discusión de los proyectos de investigación de los alumnos de maestría y doctorado.
Profesores: Jean Pierre Oses y Adriano Martimbianco de Assis
Créditos: 01 (cada)

Seminario Avanzado I (Doctorado)
Profesora: Karen Jansen
Créditos: 01

Seminario Avanzado II (Doctorado)
Profesora: Karen Jansen
Créditos: 01

Tópicos en Epidemiología (Doctorado)
Esta disciplina tiene por objetivos:
Fomentar la aplicación de la epidemiología en la prevención de las enfermedades y en la promoción de la salud;
Introducir al alumno en la naturaleza y aplicación del método epidemiológico;
Presentar diversos tópicos relevantes y actuales en la investigación cuantitativa;
Desarrollar la lectura crítica de artículos científicos.
Profesora: Elaine Pinto Albernaz
Créditos: 02

Disciplinas Electivas

Evaluación Nutricional y Composición Corporal
Estudio de nuevas metodologías para evaluación de composición corporal, bioimpedancia eléctrica, y estado nutricional, así como las consecuencias de la desnutrición en pacientes clínicos y quirúrgicos.
Profesoras: Maria Cristina Gonzalez y Janaína dos Santos Motta
Créditos: 02

Genética del Comportamiento (Doctorado)
Estudio con bases celulares de la hereditariedad. Conceptos básicos de DNA, gen, genotipo, fenotipo. Las leyes de Mendel. Herencia poligénica del comportamiento. Métodos de investigación como estudios de expresión génica y análisis de polimorfismo y sus aplicaciones. Genes versus ambiente. Cuestiones actuales en el campo de la genética humana y la discusión de los aspectos éticos.
Profesoras: Gabriele Cordenonzi Ghisleni y Fernanda Nedel
Créditos: 02

Instrumentos en Salud Mental (Doctorado)
Fundamentos de Medición en Salud Mental. Instrumentos de Evaluación de Comportamientos Asociados a la Salud Mental. Entrevistas Diagnósticas e Instrumentos de Triaje. Instrumentos para evaluación de diferentes trastornos mentales. Instrumentos de Evaluación de Uso en la Infancia y Adolescencia. Instrumento de Evaluación de uso en Ancianos.
Profesoras: Vera Figueiredo y Luciana de Ávila Quevedo
Créditos: 02

Métodos de Evaluación de la Efectividad de las Psicoterapias (Doctorado)
Estudio de la teoría, la aplicación y la interpretación de los instrumentos para evaluación de los cuadros y de la efectividad de las intervenciones psicoterápicas y psicosociales en alteraciones del humor.
Profesoras: Vera Figueiredo y Luciana de Ávila Quevedo
Créditos: 02

Métodos Cualitativos de Investigación (Doctorado)
El objetivo principal de la disciplina es instrumentar los alumnos a reconocer la importancia del método cualitativo en investigación en el área de ciencias de la salud, sociales y humanas.
El contenido de la disciplina abarca la identificación de problemas, aplicaciones (planificación) y usos (ejecución) de diferentes métodos con abordaje cualitativo presentes en el campo científico.
Créditos: 02

Neuroinflamación (Doctorado)
Uno de los más importantes avances en la investigación en neurociencias fue la comprensión de que existe una estrecha comunicación entre el sistema inmunológico periférico y el sistema nervioso central. Aunque la respuesta inflamatoria tenga un papel vital para la prevención del daño, la cronicidad puede ser responsable por varias enfermedades neurológicas y su progreso. De esta forma, el objetivo de esta disciplina es introducir la fisiología del sistema inmune, interacciones entre el sistema inmune y nervioso central, así como enfocar en los procesos de diagnóstico de la Neuroinflamación a la interacción con el sistema inmune innato y adquirido.
Profesor: Jean Pierre Oses
Créditos: 02

Neuroquímica
Estudio de los conceptos y elementos involucrados en la estructura y funcionamiento bioquímico del sistema nervioso. Tiene por objetivo discutir los elementos y procesos neuroquímicos en situaciones fisiológicas y patológicas, particularmente aspectos de la comunicación celular.
Profesores: Jean Pierre Oses y Gabriele Cordenonzi Ghisleni
Créditos: 02

Neuropsicobiología
Estudio de la ontogenia y vulnerabilidad del Sistema Nervioso Central durante las fases del desarrollo se correlacionan con los aspectos comportamentales y biológicos.
Profesora: Gabriele Cordenonzi Ghisleni
Créditos: 02

Políticas Públicas de Salud I y II (Doctorado)
Tiene el objetivo de presentar las Políticas Públicas de Salud nacionales, directrices y estatutos referentes a los principales problemas nacionales en el área de salud, en especial, de poblaciones de mujeres, niños y adolescentes. Además, con el objetivo de discutir los dilemas, desafíos y perspectivas futuras de tales.
Créditos: 02 (cada)

Prácticas preventivas en Salud Materno-Infantil
Estrategias de actuación práctica que promuevan la calidad de vida y el desarrollo infantil abordando acciones preventivas de las morbilidades infantiles y maternas más frecuentes.
Profesora: Elaine Pinto Albernaz
Créditos: 02

Salud de la Familia
Evaluación y acompañamiento de la estrategia de reorientación del modelo asistencial, operacionalización de la implantación de equipos multiprofesionales en unidades básicas de salud. Enfoque en acciones de promoción de la salud, prevención, recuperación, rehabilitación de enfermedades y agravios más frecuentes, y en el mantenimiento de la salud comunitaria.
Profesores: Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros y Fábio Monteiro da Cunha Coelho
Créditos: 02

Salud en el Ciclo Vital
Promover y estimular acciones básicas de asistencia la salud, abordar el proceso del crecimiento y el desarrollo normal del individuo, evaluar desviaciones de la normalidad, promoción, prevención y corrección de estas desviaciones.
Créditos: 02

Técnicas Laboratoriales avanzadas en Investigación
La disciplina tiene por objetivo demostrar aspectos técnicos de cada una de las tecnologías abordadas, así como sus aplicaciones en investigación y diagnóstico, después de la clase teórica, en la siguiente clase será visitado el laboratorio, con demostración práctica y participación de los alumnos en el uso de la técnica en cuestión: Cromatografía; Westem-Blotting; PCR; Secuenciamiento Génico; Cultura de Células; Inmunohistoquímica; Microscopio Electrónico de Barrido; y Microscopio Electrónico de Transmisión.
Profesores: Gabriele Cordenonzi Ghisleni, Fernanda Nedel, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses, Hiram Larangeira de Almeida Júnior.
Créditos: 02

Tópicos en Epidemiología
Esta disciplina tiene por objetivos:
Fomentar la aplicación de la epidemiología en la prevención de las enfermedades y en la promoción de la salud;
Introducir al alumno en la naturaleza y aplicación del método epidemiológico;
Presentar diversos tópicos relevantes y actuales en la investigación cuantitativa;
Desarrollar la lectura crítica de artículos científicos.
Profesor(es): Elaine Pinto Albernaz
Créditos: 02[:]