PPGSC/UCPel apresenta estudo em Seminário do PPSUS

Um estudo do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) foi apresentado no Seminário de Acompanhamento Parcial do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Entre 24 e 25 de abril, em Bento Gonçalves, o evento reuniu 77 projetos de pesquisa em cinco eixos prioritários para o SUS.

Intitulada “Preditores de neuroprogressão e conversão entre transtornos de humor: um estudo prospectivo com amostra comunitária de adultos jovens”, a pesquisa da UCPel apresentou resultados parciais. Iniciado em 2007, o estudo de coorte avaliou jovens entre 18 e 24 anos até março de 2009. Atualmente, reavalia os adultos.

De acordo com o coordenador, professor Ricardo Azevedo da Silva, o estudo objetiva verificar o impacto de fatores ambientais no desempenho funcional e cognitivo; avaliar a associação do trauma na infância e de eventos estressores; a taxa de conversão de transtornos depressivos para transtorno bipolar; observar fatores de risco, entre outros.

Ainda na avaliação do docente, a temática se faz relevante dada a necessidade de se produzir conhecimento a fim de auxiliar a população no sistema de saúde brasileiro. “Para a UCPel é uma excelente oportunidade de contribuir para a melhoria do atendimento em saúde mental e produzir conhecimento de importância internacional na mesma investigação”, acrescenta.

O edital PPSUS financia pesquisas em uma parceria do CNPq e Ministério da Saúde, junto com as Fundações Estaduais de Pesquisa. Com objetivo de incentivar pesquisas com aplicabilidade no SUS, abrange cinco áreas: redução de morbimortalidade, qualificação da organização da rede de atenção, ações de educação, desenvolvimento e avaliação de tecnologias em saúde e determinantes e condicionantes socioambientais do processo saúde/doença. 

 

Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia

Powered by WPeMatico