Aluno da UCPel transforma pesquisa de mestrado em livro sobre direito habitacional

Um estudo que começou como parte da dissertação do mestrado se desenvolveu até ganhar a forma de um livro. Entre os anos de 2014 e 2018, Nino Rafael Kruger, assistente social e agora doutorando do Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pesquisou sobre o contexto da moradia nas camadas populares da sociedade para seu trabalho acadêmico. Com os desdobramentos da pandemia, Nino atualizou o material e agora o disponibiliza on-line como livro, de modo gratuito, a partir do dia 16 de setembro.

O que motivou a publicar sua pesquisa como um livro, conforme conta Nino, foi a recente campanha de veículos de comunicação, e também vista nas redes sociais, onde popularizou-se o pedido “Fique em casa”. A reflexão logo se transformou em mais estudos. Veio, então, a atualização dos dados de sua pesquisa de mestrado, que contextualiza como a história da urbanidade se desenvolve desde o início da República Brasileira até os períodos mais recentes,  relacionando ainda com a realidade de Pelotas.

“Me veio à cabeça, quem é que tem esse direito garantido no Brasil? Temos em Pelotas mais de 200 ocupações irregulares e milhares de pessoas vivendo nestes espaços com baixa ou então sem nenhuma infraestrutura”, conta Nino, também membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental / Observatório dos Conflitos da Cidade, que está integrando o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

O conteúdo é bastante crítico às políticas de moradia e problematiza esse direito especialmente a pessoas de baixa renda. Na visão do doutorando, a população mais pobre acaba sempre sendo “expulsa para mais longe” da cidade.

“Vou recuperando todas as legislações e a gente vai vendo como a questão da moradia para os grupos mais pobres é tratada. O livro aborda como surgiram as cohabs, quais os projetos desenvolvidos, como se deu o ‘Minha Casa Minha Vida’ e qual o impacto das políticas habitacionais nas populações de baixa renda”, explicou.

O livro será publicado com o nome “Fique em casa?” e estará disponível para download em PDF de forma gratuita na internet. “O objetivo é tornar o conhecimento acessível às pessoas”, adiciona o autor. Será possível encontrá-lo no site da editora Fi, assim como nas redes sociais de Nino Rafael.

Vaquinha on-line

Diante do custo existente para a publicação do livro, foi organizada uma vaquinha online para aqueles que desejarem colaborar. É possível fazer a doação de qualquer quantia em dinheiro, que servirá para cobrir o custo da editora. Clique aqui para acessá-la.

Caso o valor arrecadado exceda o custo previsto, Nino promete comprar livros físicos da editora e distribuir na cidade. A Biblioteca Municipal, a Secretaria de Educação e a Biblioteca da UCPel seriam alguns dos locais para realizar a ação.

Redação por: Rafael Mirapalheta