Professora do PPGPSDH da UCPel participa de evento do Governo Estadual sobre aprisionamento feminino

No dia 6 de março, no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre, acontece o evento em alusão ao dia internacional da mulher “Sobre Elas: Uma Análise do Aprisionamento Feminino no RS”. O encontro conta com a participação da docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)  (PPGPSDH/UCPel), Christiane Freire.

Um dos objetivos da atividade é lançar o aplicativo “BI Sobre Elas”, plataforma que traz dados detalhados sobre o encarceramento feminino no estado. É o primeiro BI estadual focado exclusivamente nas mulheres aprisionadas, fornecendo informações sobre tipos de crime, penas, regimes prisionais e perfis das detentas. Este lançamento é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Sistema Penal e Socioeducativo (SUSEPE) e do Observatório Prisional.

Christiane, como pesquisadora e professora da UCPel, foi convidada para realizar uma análise dos dados apresentados no lançamento do BI. Ela trará sua experiência para entender e contextualizar os números apresentados, destacando a importância de uma abordagem mais individualizada e sensível às necessidades das mulheres encarceradas.

Além do lançamento do BI, o evento também contará com uma mesa de debates sobre o impacto das prisões provisórias femininas na sociedade gaúcha, onde a docente também participará como palestrante. Junto à discussão, estarão presentes o Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a desembargadora Jane Maria Kohler Vidal, Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Distrito Federal (SENAPEN). 

Com a expectativa alta para o evento, Christiane relata que o evento é uma conquista significativa no contexto do encarceramento feminino, uma questão que muitas vezes é negligenciada. “Nossa participação neste evento demonstra o compromisso da UCPel em contribuir para a construção de políticas públicas que visem reduzir as violações e condições degradantes enfrentadas por mulheres encarceradas”, expõe. 

A docente também indica que o lançamento do BI Sobre Elas e os debates que vão acontecer durante o evento representam um marco importante na luta por uma justiça mais inclusiva e respeitosa para com as mulheres em situação de privação de liberdade.