MEEC/UCPel aprova dois trabalhos no SBrT 2019

Rogério Albandes, acadêmico do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), será o representante da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT). O evento ocorre de 29 de setembro a 2 de outubro em Petrópolis, Rio de Janeiro, e terá como tema central a ‘Comunicação, Aprendizado e Cooperação entre Máquinas, Objetos e Humanos’.

A partir do conceito de agricultura verde, Rogério apresentará no SBrT sua proposta voltada a aperfeiçoar o processo de irrigação em propriedades rurais. Conforme o orientador do projeto, professor Adenauer Yamin, utilizando técnicas computacionais, foi possível criar um sistema que conversa com a previsão do tempo. “Aplicamos um middleware pesquisado em nosso grupo chamado de EXEHDA para implantar um sistema de sensoriamento lógico automático, que usa a previsão do tempo para identificar quando é preciso irrigar”, explica.

Com uma boa taxa de acerto por cruzar dados de variados serviços de previsão do tempo, o trabalho contribui para a otimização da irrigação, responsável por utilizar um alto percentual de água potável. Em fase de testes, a proposta de Rogério também pode se tornar uma opção aos sensores físicos de umidade de solo, que comumente apresentam problemas como rápida deterioração e custo elevado para implantação e manutenção.

Ainda como pontos positivos, o professor destaca a utilização do conceito de open source (software e hardwares abertos) no projeto, o que evita o pagamento de royalties. “Um diferencial desse projeto é a automação de todos os procedimentos, tornando mínima a intervenção humana”, avalia.

Rogério ainda aproveitará sua participação nas sessões técnicas do evento para apresentar um segundo trabalho, tema central do seu mestrado, voltado à área da saúde. O ideia é utilizar o Early Warning Score (EWS) – ou escore para alerta precoce – de forma personalizada para médicos e pacientes. Através de análises de métricas de similaridade e histórico do contexto do paciente, o programa enviará mensagens automáticas para equipes de saúde alertando alterações antes que elas se tornem graves.     

De acordo com Adenauer, os padrões deverão ser construídos em parceria com médicos. Os scores também serão de visualização rápida, indicados a partir de setas. “Com o projeto esperamos diminuir o tempo de internação do paciente”, projeta o docente. EWS é um padrão reconhecido internacionalmente, e utiliza seis sinais vitais para determinar um alerta de situação crítica. “A nossa proposta é justamente usar técnicas computacionais para um alerta precoce, evitando a agravamento do quadro clínico”, diz. Após a apresentação do trabalho no SBrT, a proposta deverá entrar em fase de refinamento e avaliação contando com a participação a área de saúde da UCPel.

 

Internet das coisas (IoT)

 

Em 2019, o SBrT tratará de um tema caro ao mestrado da UCPel por ser uma de suas frentes de pesquisa: a inter-relação entre computação, aprendizado e cooperação entre máquinas e objetos humanos. “Por trás desse tema, considerado moderno, está o aprendizado da máquina, porque para que elas possam cooperar é preciso alguma inteligência”, diz o docente.

Adenauer explica que a computação moderna propicia um canal para integrar confortavelmente a relação entre homens e máquinas, sobretudo entre máquinas. “A internet das coisas parte do princípio que a computação tem que ser como óculos. Tu não tens que olhar para a computação, e sim através dela”, justifica.

O tradicional evento, que chega a sua 37ª edição, vai abordar os dispositivos, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e capazes de processar e aprender informação, transformado o cotidiano. Além das sessões técnicas, o evento contará com palestras e minicursos.  Mais informações sobre o SBrT podem ser obtidas através do site sbrt.org.br/sbrt2019.   

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Powered by WPeMatico