Artigo assinado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) obteve reconhecimento da revista internacional Bipolar Disorders. De forma inédita, o estudo sugere que episódio de mania unipolar deve receber diagnóstico distinto de Transtorno Bipolar tipo I. Devido ao resultado, o texto foi reconhecido dentre os melhores artigos de 2019 da publicação.
Atualmente, pela classificação do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) é necessário apenas um episódio de mania para que o sujeito seja diagnosticado com Transtorno Bipolar tipo I. “Defendemos diagnósticos distintos, visto que o episódio maníaco unipolar pode ter curso clínico mais favorável que o Transtorno Bipolar tipo I”, completa a professora da UCPel e integrante da pesquisa, Karen Jansen.
Intitulado, Differences between unipolar mania and bipolar‐I disorder: Evidence from nine epidemiological studies, o trabalho combina nove estudos populacionais para analisar as diferenças de manifestação entre as duas doenças. O grupo do PPGSC/UCPel foi um dos convidados pelo psiquiatra da Universidade de Zurique, Jules Angst, para integrar o estudo internacional, que conta ainda com os professores Ricardo Silva e Luciano Souza, ambos da UCPel.
A partir dos resultados, foi possível identificar que sujeitos com diagnóstico de Transtorno Bipolar apresentam maior proporção de tentativas de suicídio, transtornos de ansiedade e transtornos relacionados ao uso de drogas quando comparados aos sujeitos com mania unipolar. Devido a conclusão, o texto foi um dos mais citados por outros pesquisadores da área, o que contribuiu para o reconhecimento recebido.
Na avaliação da docente da UCPel, publicar na Bipolar Disorders significa reconhecimento pela qualidade do trabalho, visto sua classificação Qualis A na CAPES. “A revista por si só já é bastante seletiva, e ainda ser reconhecida com o prêmio de terceiro melhor artigo do ano foi algo que não era esperado pelo nosso grupo”, comemora.
Além dos representantes da UCPel, assinam o artigo os pesquisadores Jules Angst, Wulf Rössler, Vladeta Ajdacic‐Gross, Felix Angst, Hans Ulrich Wittchen, Rosalind Lieb, Katja Beesdo‐Baum, Eva Asselmann, Kathleen Merikangas, Lihong Cui, Laura Andrade, Maria Viana, Femke Lamers, Brenda WJH Penninx, Taiane Cardoso, Flavio Kapczinski, Christoffel Grobler, Mehdi Gholam‐Rezaee, Martin Preisig e Caroline Vandeleur.
A Bipolar Disorders é considerada a revista mais importante sobre o Transtorno Bipolar, e é editada pela International Society for Bipolar Disorders. Esta foi a primeira vez que o PPGSC/UCPel foi agraciado com o reconhecimento do Best Paper of the Year Award (3rd Place) in the Bipolar Disorders Journal.
Confira o artigo na íntegra neste link.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101
Powered by WPeMatico