O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aknaton Souza, esteve envolvido em diversas atividades acadêmicas, entre elas, participação em seminários, publicações de artigos e livros.
Seminários
A organização do Seminário de Estudos Empíricos em Direito (SEED) 2024, a qual Souza instituiu, teve como tema «Tecnopolíticas de Controle e Sistema de Justiça Criminal»; a edição contou com oito grupos de trabalho, minicursos, mesas redondas e conferências.
Além disso, participou da 48° edição da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências sociais (ANPOCS), apresentando dois artigos sobre violência e segurança Pública:
Hipermilitarização no Sistema de Justiça Criminal: Análise das Interdependências e Fronteiras Morais.
Criminologia conservadora nas plataformas digitais: análise da governamentalidade e difusão de discursos no Brasil.
Em dezembro, o professor participará do Writing Workshop «Crime and Punishment in Latin America», da Law and Society Association em parceria com universidades renomadas.
Lançamento de Livros
Com previsão de lançamento para o próximo mês, o professor que também é pesquisador no Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP), terá duas publicações de livros:
Estudos GITEP: questão penitenciária, sistema de justiça criminal e conflitualidades. Organizadores: Luiz Antônio Bogo Chies e Aknaton Toczek Souza. Lançamento: 07/11, na UCPel;
A Farda e a Toga: Uma Etnografia da Política e Práticas do Sistema de Justiça Criminal: A obra explora as interações entre as práticas jurídicas e militares no sistema de justiça criminal brasileiro. O livro será publicado com financiamento CNPQ E CAPES além de outras agências. O livro será lançado na UCPel e no XI Seminário Internacional do INCT-INEAC (UFF), com apresentação de trabalho vinculado ao tema.
Souza também atua como organizador e editor de Dossiê Internacional na Revista de Estudios Sociale, em parceria com pesquisadores renomados, a edição será especial, debatendo o tema: “Extremismos Contemporâneos na América Latina.”.
Publicação de Artigos
O discente realizou, ainda, a publicação de um artigo internacional, de qualidade “Qualis A1”, nomeado “The Slaveholding Legacy in Public Security in Brazil”, publicado no Open Journal of Social Sciences.
O artigo propõe uma reflexão sobre a trajetória histórica do pensamento sobre a escravidão no contexto ocidental, visando explicar a problemática relação com o desenvolvimento de estruturas contemporâneas de segurança pública.
Para ter acesso ao artigo, basta acessar o site.
Redação: Lucia Ippolito