Professores, acadêmicos e egressos da Católica de Pelotas (UCPel) participaram do VI Congresso Rede ITCPs, que este ano ocorreu em Salvador, capital baiana, e teve como tema “A incubação em economia solidária ressignificado a relação entre ensino, extensão e pesquisa: práticas, perspectivas e os desafios do atual cenário político”.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social de Direitos Humanos da UCPel (PPGPSDH), professora Aline Mendonça, esteve presente no congresso e considera as discussões propostas no evento como muito importantes para a comunidade, uma vez que a economia solidária implica em outras formas de viver.
“Pensar e produzir pesquisas e projetos de extensão pautados nessa agenda consiste numa outra dinâmica de inserção dos trabalhadores no mundo do trabalho, para que seja possível ressignificar a lógica produtiva”, afirma.
Além de Aline, o professor Renato Della Vechia, coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da UCPel, também esteve em Salvador, assim como alunos da pós-graduação e egressos da universidade.
Rede ITCPs
A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs) é formada por 60 incubadoras, com o objetivo de apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária.
A cada dois anos, a rede realiza o congresso para que seja criado um espaço de intercâmbio teórico e metodológico entre os pesquisadores, extensionistas e trabalhadores dessas incubadoras e demais interessados em torno do tema Economia Solidária.
Em 2024, o evento irá acontecer em Pelotas e a UCPel fará parte da organização juntamente com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – Campus Carreiros e Campus São Lourenço.
Na Católica, o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic), coordenado por Della Vechia, trabalha há mais de 20 anos com a questão do desenvolvimento da Economia Solidária na região.
Redação: Lizandra Vilela