O docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), César Augusto Costa, aprovou o artigo “Questão Ambiental, Neoextrativismo e Capitalismo Periférico: uma leitura política em Enrique Dussel” na revista Ser Social. O texto foi publicado na edição de julho de 2018 do periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (PPGPS/UnB).
Na publicação, o pesquisador abordou o aporte do filósofo argentino Enrique Dussel, com o objetivo de aproximar a questão ambiental, o neoextrativismo e o capitalismo periférico latino-americano. A produção foi uma parceria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Loureiro.
César Augusto é coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL/PPGPSDH). Há vários anos se dedica a temática do pensamento social latino-americano e suas interlocuções com o padrão de sociabilidade do capitalismo na América Latina em suas pesquisas.
Redação: Piero Vicenzi