O Laboratório de Estudos Psicossociais (LEPS) Cidades Seguras e Saúde Mental da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove Aula Aberta de Políticas Setoriais na próxima sexta-feira (20). A atividade será ministrada pela professora do Programa de Pós-graduação de Política Social (PPGPS) e coordenadora do LEPS Cidades Seguras e Saúde Mental, Márcia Esteves de Calazans. A aula será realizada na Charqueada São João, com saída do Campus I da UCPel às 14h.
A atividade visa uma maior integração entre o PPGPS, os alunos de graduação e a comunidade em geral. O encontro já tem a garantia da presença dos alunos da graduação em Psicologia e mestrandos e doutorandos do PPGPS. Diversos textos serão discutidos em aula sobre obras que reúnem autores e autoras negras e tencionam as relações raciais e de gênero no Brasil na perspectiva decolonial.
De acordo com a coordenadora do LEPS Cidades Seguras e Saúde Mental, Márcia Esteves Calazans, este formato de atividade e conteúdo tem o propósito de colocar os interessados em contato com determinados autores. “É importante tratar desta temática e nesta perspectiva, pois visa maior inclusão e traz narrativas excluídas historicamente dos bancos escolares”, destaca.
O LEPS Cidades Seguras e Saúde Mental tem como objetivo principal a pesquisa e o estudo da segurança e a saúde mental como um direito social – fundamento do Estado democrático de direito. Também busca contextualizar a segurança na resolução dos eventuais conflitos sociais, sustentando a possibilidade de resgate concreto dos direitos e garantias fundamentais, com ênfase ao direito fundamental social à cidade e à saúde mental.
A aula também será uma oportunidade de começar o recrutamento e seleção de futuros membros do LEPS Cidades Seguras e Saúde Mental, bolsistas de iniciação científica e voluntários.
Powered by WPeMatico