Estudante do Mestrado em Engenharia Eletrônica recebe premiação em Santa Maria

O aluno Gilson Viana Corrêa, orientando do professor Everton Granemann Souza no Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas,  recebeu o prêmio de melhor trabalho na modalidade oral no 15º Seminário em Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC 2023).

O trabalho intitulado “Modal Identification of Power Oscillation with Continuous Wavelet Transform Applied to the Signal from the Belo Monte Hydroelectric Power Plant Generator”, é de autoria de Gilson e dos professores Everton Granemann Souza e Chiara das Dores do Nascimento

De acordo com o mestrando, trata-se da criação de um modelo matemático, baseado na Transformada Wavelet Contínua, para identificar e prever oscilações de potência. “Tal modelo é crucial, quando implementado em softwares específicos de geradores de usinas hidrelétricas, por exemplo, e serve para avaliar a estabilidade do sistema elétrico”, explicou. Ele alertou que oscilações indesejadas podem levar a problemas como quedas de tensão, perda de sincronismo e, em casos extremos, apagões, que geram muitos prejuízos. “A compreensão dessas oscilações é vital para garantir uma operação estável, confiável e segura”, completou. Para validar o modelo, o trabalho utilizou sinais reais provenientes dos geradores da Usina de Belo Monte, mostrando excelentes resultados.

Nos próximos 30 dias, a organização do evento estará em processo de elaboração dos anais, os quais serão publicados na biblioteca digital on-line do IEEE Xplore. Devido à sua classificação entre os 20% dos melhores trabalhos do evento, o estudo será recomendado para submissão aos periódicos da IEEE Industry Applications Society (IAS). 

O SEPOC 2023, é organizado anualmente pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o principal objetivo é proporcionar interação entre academia e indústria para discutir as mais recentes tecnologias de ponta em Eletrônica de Potência e Controle e suas aplicações. 

Inscrições abertas para o Mestrado

O processo seletivo para o mestrado e doutorado da UCPel teve suas inscrições prorrogadas. Interessados em participar podem se inscrever até o dia 20 de novembro. As inscrições acontecem de maneira virtual, mediante taxa de R$100,00. Nesta seleção, com ingresso no primeiro semestre de 2024, a UCPel estabeleceu uma política de descontos diferenciada. Os candidatos matriculados nos mestrados e doutorados serão contemplados com desconto de até 66% nas mensalidades. Mais informações estão disponíveis no site da pós-graduação UCPel e nos respectivos editais de cada curso. Inscreva-se no site da pós-graduação UCPel

Powered by WPeMatico