UCPel recebe visita da gerente do sistema Grandes Desafios Brasil

Escolhida como uma das parceiras do sistema Grandes Desafios – Brasil (Grand Challenger – Brazil), da Fundação Bill & Melinda Gates, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu nesta quinta-feira (22) a gerente do Programa, Claude Pirmez. A visita teve como objetivo acompanhar o andamento do projeto Gravidez Cuidada, Bebê Saudável, realizado pela Católica para identificar as causas da depressão gestacional.  
O projeto desenvolvido pela UCPel foi um dos nove aprovados em todo o país e concorreu com mais de 150 propostas. Iniciado em junho de 2016, a pesquisa tem como meta realizar acompanhamento psicológico e psiquiátrico de 1200 grávidas para entender quais são os mecanismos que levam à depressão. Conforme o coordenador do estudo, professor Ricardo Pinheiro, os dados obtidos deverão auxiliar na definição de formas mais eficientes para o tratamento e também evitar o desenvolvimento da doença. 
Na avaliação da gerente do sistema Grandes Desafios, a pesquisa na UCPel está com bom andamento e já apresenta retorno para a população.  “Essa pesquisa será responsável por auxiliar o desenvolvimento de crianças, incentivar a criação do vínculo entre mãe e filho além de também promover a inclusão e o desenvolvimento social”, avalia a gestora.   
Além do patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, as nove pesquisas realizadas no país contam também com financiamento dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia/CNPq. A parceria, de acordo com Claude, junta esforços para vincular pesquisa com função social e o desenvolvimento do cidadão. “A parceria é positiva por proporcionar o mesmo investimento financeiro para os dois parceiros e ainda utilizar a pesquisa como forma de desenvolvimento”, pontou.
Um dos diferenciais dos estudos selecionados pelo sistema Grandes Desafios – Brasil é ver os resultados das pesquisas financiadas reverterem em melhorias para a comunidade. Conforme Claude, o sistema pretende mudar o paradigma da pesquisa no país ao monitorar quais foram os dados obtidos e sua aplicabilidade para a sociedade. “Nosso papel é de ver como vamos transformar esse resultado para a sociedade, como vamos fazer para a comunidade se apoderar dessas conclusões para posterior uso. Queremos mudar a ideia de como se investe em pesquisa no país. Hoje, o investimento fica apenas no meio acadêmico”, explicou.
De acordo com o professor Pinheiro, coordenador do projeto na UCPel, o feedback da reunião demonstrou que o estudo realizado apresenta sinais claros de inovação e translação do conhecimento por romper com o padrão atual ao mesmo tempo em que propõe uma nova forma de fazer pesquisa. “A gerente destacou a importância que essa investigação tem por proporcionar a melhoria das condições de saúde de gestantes e bebês”, comentou.
Ainda conforme o coordenador, o estudo possui aspecto modificador e traz para alunos da graduação e pós-graduação a possibilidade de produção de conhecimento inovador e transformador da realidade. “Esse trabalho poderá ter um papel disruptivo no atual padrão de atenção de saúde para gestantes e recém-nascidos”, avaliou. A pesquisa prossegue até dezembro de 2018.       
A gerente do sistema Grandes Desafios foi recepcionada pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, pela pró-reitora acadêmica Patrícia Giusti, pelo pró-reitor administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, pela coordenadora do Centro de Ciências da Saúde, Moema Chatkin e pelo coordenador da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu da UCPel, Ricardo Pinheiro. 
Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia

Powered by WPeMatico