Projeto da UBS Py Crespo leva atendimento a comunidades com dificuldade de acesso à saúde

Um antigo projeto idealizado pelo residente de Medicina da Família e Comunidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alexandre Moch, encontrou o momento ideal para sair do papel. Intitulada Consultório de Rua, a iniciativa irá levar atendimento multidimensional a moradores do bairro Py Crespo que enfrentam dificuldades de acesso à saúde.

A primeira atividade do projeto ocorreu na tarde desta quarta-feira (4) e beneficiou moradores da rua Darcy Casarre. Uma equipe multidisciplinar formada por alunos e profissionais dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Serviço Social; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF/UCPel); projeto Aconchego e Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso realizou os atendimentos.     

Conforme Alexandre, a primeira edição do projeto teve que ser adiada em função do novo coronavírus. Entretanto, a decorrência da pandemia agravou a situação da população que já não tinha o hábito de consultas periódicas. “Julgamos que esse era um momento adequado para colocar o projeto em prática. Mesmo com a UBS de portas abertas das 8 às 20h, algumas comunidade deixaram de buscar atendimento”, conta.    

Em função da pandemia, todos os protocolos de prevenção de contágio foram adotados para realização dos atendimentos. A equipe de saúde usou paramentação adequada, máscara N95 e face schield (quando indicado) e jaleco descartável no caso de contato com pacientes.

Durante o mutirão de saúde, foram feitas revisões de carteira vacinal com vacinação imediata de vacinas em atraso; orientação sobre anticoncepção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST); revisão de medicações em uso; avaliação do doente crônico; aferição de pressão arterial; avaliação odontológica; verificação da glicemia; realização de teste rápido de hepatites, sífilis e HIV; exame clínico das mamas e solicitação de mamografia quando indicado. 

Na avaliação do residente, a iniciativa é uma forma de ampliar o acesso à saúde, assim como diminuir a demanda presencial dentro da UBS. “Diante de tantas restrições encontradas nos serviços de saúde, a UBS Py Crespo foi às casas das pessoas, dando atenção às demandas de uma comunidade”, completa.

A intenção do grupo atuante na UBS Py Crespo é dar continuidade à iniciativa com a ampliação do acesso à saúde em outras áreas. “Conhecemos bem a população pertencente a área de atuação da UBS Py Crespo, por isso sabemos quais são as comunidades mais necessitadas. Com isso, queremos garantir assistência e também diminuir a demanda presencial dentro da UBS”, finaliza o residente.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

    

 

 

Powered by WPeMatico