Trinta anos do Cetres será celebrado com jornada multiprofissional

A IV Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será acompanhada de uma programação especial nesta edição: os 30 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres). De 6 a 9 de outubro, os desafios e as possibilidades da promoção em saúde do idoso serão analisadas, levando em consideração o contexto atual provocado pela pandemia. 

Com o tema Envelhescência: olhares diversos em sua integralidade, o evento on-line organizado pela Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso busca refletir sobre a integralidade da assistência ao idoso. Terão enfoque no evento assuntos como sexualidade, espiritualidade, educação, cuidado ao cuidador, cuidados paliativos, práticas integrativas como a arte e meditação.

“Ao montarmos a programação, partimos então das necessidades multidimensionais do idoso que somente são alcançadas pela articulação de uma equipe multidisciplinar”, explica a enfermeira e residente na Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Renata Umpierres. Uma novidade desta edição da Jornada será sua abertura ao público em geral. 

Já a outra ficará por conta da integração das comemorações dos 30 anos do Cetres ao evento. “A Residência encontra no Cetres um espaço de atuação voltado a comunidade, reforçando o caráter comunitário da UCPel. Essa relação implica ensino através da Residência, extensão através do Cetres e o alcance através da comunidade”, avalia o assistente social do Cetres, Diego Gonçalves. 

 

Terceira idade na pandemia 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus tornou os idosos o grupo mais vulnerável à Covid-19. A quarentena obrigou acadêmicos da Residência e profissionais do Cetres a criarem novas estratégias para continuar com a promoção de saúde voltada ao idoso. De acordo com o assistente social, a primeira delas foi a busca ativa para manter o vínculo com os idosos usuários do Cetres; na sequência construção de materiais informativos para posteriormente realizar atividades remotas via plataformas digitais.     

“Começamos 2020 com 150 pessoas inscritas em oficinas presenciais do Cetres. A partir das atividades remotas conseguimos atingir o nosso público quase que na integralidade”, completa Diego. Os usuários do Cetres estão demonstrando melhor domínio às ferramentas digitais, o que faz com que a participação em plataformas de vídeo e grupos de whatsapp tenha uma média de 10 idosos por encontro. “Já tivemos salas com 30 pessoas participando”, diz. 

 

Inscrições para o evento 

A IV Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso acontece na Semana do Idoso e também integra as comemorações dos 60 anos da UCPel e os 30 anos do Cetres. O evento será totalmente on-line e contou com a participação de integrantes do Cetres na organização. 

As inscrições devem ser feitas através deste link. Para participação nas palestras será cobrado a taxa de R$10,00 e R$5,00 para participação no workshop. Após o pagamento,  o comprovante e nome completo do participante deve ser enviado para o e-mail: jmsaudeidoso@gmail.com. Toda a verba arrecadada será destinada ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera e ao Asilo de Mendigos de Pelotas. 

A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram @jornada_cetres_ucpel.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Powered by WPeMatico