HUSFP/UCPel passa a contar com equipe de Plantão Clínico

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) conta com novo suporte no processo de assistência médica: o Serviço de Plantão Clínico. Uma equipe de médicos plantonistas agregará qualidade e maior segurança aos pacientes admitidos no hospital, tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto no âmbito da atenção aos convênios e privados.   

De acordo com o diretor de assistência do HU, Edevar Machado, o novo serviço deverá dar resposta imediata àquelas intercorrências de enfermaria, comuns ao processo assistencial e que muitas vezes não podem ser respondidas pelo médico assistente de imediato.

Responsável pela equipe, o vice-diretor clínico do HU e coordenador do Plantão Clínico, Vinicius Alano, explica que o novo suporte irá somar ao Serviço de Internação SUS e convênios já existente. De acordo com Alano, será ainda um importante auxílio à atuação do médico residente, suplementando àquela já existente do preceptor. 

Conforme Machado, o HU reconhecia a importância do Plantão Clínico há bastante tempo, porém, o custo de uma solução efetiva não podia ser suportado pela instituição. “Além desse obstáculo, a formação de uma equipe vocacionada para essa atuação também era fator desafiador na construção do serviço”, comenta. 

Mesmo com a realidade não tão diferente no presente, a importância de contar com o Plantão Clínico foi ganhando uma dimensão cada vez maior, ao ponto dessa necessidade se fazer irremediável, lembra Machado. O novo serviço ficará disponível a todos os pacientes com necessidade de internação. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Powered by WPeMatico