Aluna de Medicina UCPel é aprovada na residência médica no Hospital Albert Einstein em São Paulo

Aluna de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi aprovada para residência médica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Vitória Fickel se classificou em terceiro lugar após garantir a maior nota na prova prática na especialidade de ginecologia e obstetrícia.

Vitória concluiu sua graduação na UCPel em 2021, e fez sua  primeira residência em Medicina de Família e Comunidade em 2022. A professora e coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva, Aline Lisboa, destaca a importância desta conquista. “A Vitória viveu a simulação e entendeu que esta é uma forma importante de aprender e exercitar os aprendizados. Ela estará em um ambiente considerado o melhor Hospital da América Latina”, diz.

Simular um atendimento médico é uma das práticas do curso de Medicina da UCPel que acontece desde os primeiros anos, como uma forma de antecipar o que aconteceria com o paciente que necessita de cuidados. São exames com manequins de baixa e alta complexidade, e o exercício do diálogo como se fossem pacientes e médicos.

Vitória acredita que as práticas durante todo o período de sua formação tenham sido peça fundamental para sua aprovação. “Os  alunos são preparados para a vivência com o mundo externo. Temos contato com pessoas, um hospital universitário à nossa disposição, o Campus da Saúde com ambulatórios das mais diversas especialidades e ótimos professores. Isso tudo faz toda diferença na jornada”, ela relata.

A professora, ainda, fala sobre a qualidade do curso e  aprendizado dos alunos. “Trabalhamos para ser transformadores nos termos de tecnologia, inovação, metodologia. Com a visão do aluno protagonista. A Vitória é protagonista do próprio conhecimento, já que entende que precisa disso”, completa.

Nesta nova jornada em uma nova cidade, com novas experiências de carreira e de vida, Vitória, ainda, relata sobre seus anseios. “São muitos pacientes, muitos procedimentos inovadores como a medicina robótica, que a gente só tem essa experiência vivendo e estando aqui. Então eu tô muito feliz e muito ansiosa”, declara.

Redação: Lucia Ippolito