Trabalhos de Conclusão de Residência em Medicina de Família e Comunidade são apresentados na UCPel

Na última quinta-feira (15), quatro residentes em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR), tendo os seus trabalhos avaliados por uma banca examinadora. A produção científica realizada pelos médicos residentes devia ser essencialmente sobre temas sensíveis à Atenção Primária à Saúde e à Medicina de Família e Comunidade. Além da avaliação final, os residentes também divulgaram seus produtos técnicos, desenvolvidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) em que estiveram lotados, em equipe, visando beneficiar àquela comunidade.

Para o coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UCPel, Alexandre Moch, o dia de apresentação é um momento especial para o programa. “É uma grande celebração para nosso programa e para o Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel”, relata. O docente também conta que familiares e amigos dos residentes são convidados a assistirem as apresentações, bem como a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o presidente do Conselho Municipal de Saúde e professores do curso de Medicina da UCPel.

Sobre os trabalhos 

O TCR de Junior Wieczoeck versou sobre a aplicabilidade da técnica do agulhamento a seco, como alternativa no tratamento da dor crônica na Atenção Primária. Wieczoeck aplicou a técnica em pacientes acompanhados por ele na UBS Getúlio Vargas ao longo de determinado tempo, concluindo que houve melhora da sintomatologia da dor e diminuição do uso de anti-inflamatórios por estes pacientes. Como produto, o residente capacitou a equipe da UBS para a realização da técnica e produziu material informativo ilustrativo. 

O impacto do uso de telas em crianças no período escolar na incidência de miopia foi objeto de estudo de Marthina Guteil. Além de uma revisão bibliográfica acerca do tema, a residente treinou a equipe da UBS Getúlio Vargas e a comunidade da Escola Municipal Getúlio Vargas para o rastreio de crianças com déficits visuais, por meio do uso da Escala de Snellen. Como produto, criou um fluxograma de encaminhamento destes pacientes. 

A residente Victória Fickel trouxe a abordagem às urgências infantis na APS como tema de estudo. A partir de uma vasta revisão bibliográfica, Victória identificou as principais causas de urgências e emergências pediátricas atendidas em nossas UBS e em ambientes escolares. Além disso, realizou a capacitação da Equipe da UBS Leocádia e da Escola de Ensino Fundamental São Francisco sobre Atendimento ao Suporte Básico de Vida, deixando evidente o quanto é fundamental a abordagem deste tema junto ao Programa Saúde na Escola (PSE). 

Jeferson Lorenzet produziu um relato de experiência, compartilhando suas vivências ao longo dos dois anos de sua formação no Controle Social de Pelotas. Jeferson participou da reformulação do Conselho Local de Saúde da UBS Py Crespo, pós pandemia, de atividades junto ao Conselho Municipal de Saúde, além da organização e condução da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Pelotas “Amanhã vai ser outro dia”, em Fevereiro de 2023. Como produto técnico, Jeferson trabalhou junto à equipe e comunidade para a criação do Conselho Local de Saúde da UBS Bom Jesus. 

 

Redação: Pedro Vargas

 

Powered by WPeMatico