Estudo de doutoranda do PPGSC/UCPel é publicado em revista de impacto internacional

Pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) identificou que traumas ocorridos na infância podem interagir com alterações genéticas e aumentar o risco para o Transtorno Bipolar. Liderado pela doutoranda Clarissa Bastos, o estudo inédito aponta alterações no gene CACNA1C (gene responsável por codificar um canal de cálcio com papel vital no sistema nervoso) como fator de risco para o transtorno bipolar após exposição ao trauma. 

Por ser o primeiro trabalho a avaliar a interação entre variações genéticas do CACNA1C e traumas na infância neste transtorno, o artigo obteve reconhecimento, sendo publicado na revista Progress in Neuropsychopharmacology & Biological Psychiatry. 878 jovens adultos participaram da pesquisa transversal de base populacional, que contou com entrevista clínica e aplicação de questionário para avaliação do trauma infantil.

De acordo com Clarissa, estudos de interação entre gene e ambiente fornecem informações importantes sobre a origem de doenças complexas, como o transtorno bipolar. “Entretanto, existem poucas pesquisas voltadas a examinar esse efeito”, completa.  

Como resultado, o artigo demonstra que a exposição ao trauma durante a infância pode exercer diferentes impactos no risco à bipolaridade dependendo da carga genética do indivíduo. A pesquisa integra sua tese de doutorado no PPGSC, com previsão de conclusão marcada para o mês de dezembro.

Na avaliação da doutoranda da UCPel, publicar em uma revista internacional de alto impacto na área da neuro-psicofarmacologia e biologia psiquiátrica foi uma forma de reconhecimento ao esforço desempenhado. “Auxiliar na construção do conhecimento científico é nosso maior objetivo. Assim, ver o impacto e alcance do trabalho é um grande estímulo” diz.

Liderado por Clarissa, sob orientação da professora Gabriele Ghisleni e coorientação da professora Luciana Tovo Rodrigues (UFPel), o estudo conta ainda com a participação dos pesquisadores da UCPel Ana Paula Ardais, Janaina Xavier, Pamela Salerno, Laísa Camerini, Karen Jansen, Luciano Souza, Ricardo Azevedo da Silva e do pesquisador da PUCRS, Diogo Rizzato Lara.

 O artigo na íntegra pode ser acessado neste link.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Powered by WPeMatico