UCPel tem atendimento para pacientes pós-covid

Uma iniciativa está garantindo a continuidade do atendimento de pacientes do coronavírus em Pelotas. Há cerca de três meses funciona no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus Saúde) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o Ambulatório de Condições Pós-Covid. O serviço oferece avaliação clínica, física, nutricional e psicológica, além de contar com o apoio de especialidades como pneumologia, neurologia, endocrinologia e  cuidados paliativos.

O Ambulatório surgiu, segundo a coordenadora da iniciativa, professora Raquel Raquel Pereira Janelli da Silva, a partir da necessidade de atender os pacientes da COVID-19 que persistiram com  sintomas mesmo após a fase aguda da doença. “Levando em consideração a grande quantidade de pessoas acometidas pela COVID-19 e o número de pacientes que,  mesmo considerados recuperados, ainda se encontram com uma qualidade de vida afetada pelo sintomas persistentes, é importante que haja acompanhamento multiprofissional para reabilitação”, afirma a docente.  O serviço também é considerado um espaço de pesquisa onde tem sido avaliado o grau de comprometimento físico e mental a longo prazo dos pacientes. 

Experiência acadêmica

Paciente em atendimento

Os atendimentos, com a supervisão dos professores,  são feitos por alunos do 5° e 6° anos do curso de Medicina, estagiários do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, estudantes do cursos de Farmácia, Nutrição e Enfermagem. Há a expectativa de que passem a atuar na equipe acadêmica de Fisioterapia e Psicologia. Para o aluno do 5° ano da Medicina, Matheus Zimmer, a experiência no Ambulatório “oportuniza acompanhar as repercussões clínicas na síndrome Pós-Covid, que engloba tanto parâmetros de saúde física, como capacidade cardiorrespiratória, também como saúde mental, analisando possíveis perdas cognitivas e sensitivas ou até mesmo distúrbios psicológicos como depressão, por exemplo”. 

O atendimento

Até agora cerca de 30 pessoas já foram acompanhadas pelo Ambulatório  de Condições Pós-Covid. O serviço é voltado aos pacientes internados no Hospital São Francisco de Paula, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou  pelo os que procuram diretamente o Ambulatório no Campus Saúde. Os pacientes são avaliados em uma triagem conforme os critérios para a condição Pós-Covid. Só podem ser atendidas pessoas com mais de 18 anos. O Campus Saúde fica no bairro Três Vendas, na avenida Fernando Osório, 1586 . O telefone é o  (53) 2128-8500.

O que é condição Pós-Covid

A condição Pós-Covid, também conhecida como Covid Longa ou Síndrome Pós-Covid,  caracteriza-se pelos seguintes sintomas: fadiga, falta de ar, tosse, dor de cabeça, dor muscular, déficit cognitivo e de atenção, depressão, ansiedade e estresse. “Esses sintomas são mais proeminentes em pacientes que apresentaram Covid-19 moderada a grave, porém podem estar presentes também em pacientes que tiveram doença leve”, conclui a docente da UCPel.

 

Redação: Alessandra Senna

 

 

 

Powered by WPeMatico