UCPel adquire insumos para realização dos exames de coranvírus

A estrutura do Laboratório de Neurociências Clínicas, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), prepara-se para dar início aos exames de identificação para o novo coronavírus (Covid-19). A instituição de ensino superior realizou a compra de insumos que deve chegar dentro de um mês. Enquanto isso, duas parcerias prometem contribuir ao processo das análises.

A mais imediata vem da Universidade Feevale, que foi uma das pioneiras na realização dos exames no Estado, e deve emprestar reagentes iniciais para o laboratório da UCPel. Essa parceria é importante no sentido de padronizar a técnica e desenvolver testes internos. “As universidades estão se unindo tanto para trocar conhecimento quanto para colaborar entre si”, comenta a coordenadora do PPGSC, a professora Gabriele Ghisleni.

O material oriundo da região do Vale dos Sinos será obtido ainda esta semana. Enquanto isso, a equipe formada por cerca de 15 profissionais, incluindo professores e alunos do PPGSC, está elaborando protocolos, realizando treinamentos e organizando a estrutura para o trabalho, que abrange ainda a padronização de laudos e envio para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

 

Para ajudar

Os exames, inicialmente, seriam destinados a pacientes com sinais de coronavírus. Porém, após reuniões, decidiu-se realizar a aplicação semanalmente em profissionais que atuam na linha de frente no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida visa identificar enfermeiros e médicos que, por ventura, venham a contrair a doença e precisem ser isolados para tratamento, evitando contaminar outros indivíduos da equipe ou pacientes hospitalizados por diferentes motivos.

Para esta tarefa, a UCPel realizou uma aquisição inicial de insumos requeridos para o diagnóstico molecular. Após essa largada, serão necessárias mais compras de kits orçados em R$ 80 mil para cada mil exames. Tal montante está sendo arrecadado pela Aliança Pelotas, movimento composto por dez entidades patronais da cidade. “Embora esse serviço seja gratuito pela UCPel, é preciso comprar os novos kits. Os profissionais estão se expondo a um risco, colocando os pacientes à frente da sua própria saúde. A gente precisa cuidar dessas pessoas para que elas possam cuidar de todos”, comenta o membro da Aliança Pelotas, Rodrigo Costa.

As contribuições financeiras, em qualquer quantia, podem ser realizadas através de conta bancária vinculada ao Centro de Indústrias de Pelotas (Cipel). As doações serão acompanhadas, mediante prestação de contas, pelo conselho fiscal dos presidentes das entidades patronais envolvidas. Seguem abaixo os dados:

Banco: Unicred (136)

Agência: 1670

Conta corrente: 130014-8

Nome: Cipel – Centro das Indústrias de Pelotas

CNPJ: 92.240.274/0001-76

*O depósito deve ser identificado com a palavra Covid, a fim de controle do destino da verba. Comprovantes podem ser enviados para o e-mail secretaria@sindusconpelotas.com.br

 

Redação: Max Cirne

Powered by WPeMatico