Pesquisadores do PPGSC/UCPel têm projeto de internacionalização contemplado pela FAPERGS

 Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) obtiveram aprovação de nova proposta junto a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).  Voltado à internacionalização, o projeto será responsável por incrementar a parceria existente com a McMaster University (Hamilton, Canadá), através de intercâmbios entre professores e alunos das duas instituições.

 A colaboração entre pesquisadores das duas universidades – parceiras desde 2010 – será intensificada, especialmente devido à realização de missões de trabalho. De acordo com a professora do PPGSC/UCPel, Karen Jansen, além das visitas e realização de seminários, o grupo de pesquisadores também deverá planejar um novo projeto, a ser submetido à agência de fomento do Canadá. Ao final de cada incursão, dois artigos científicos deverão ser produzidos

Na avaliação da pesquisadora do Department of Psychiatry and Behavioural Neurosciences da McMaster, Taiane Cardoso, o incremento da parceria vai possibilitar a discussão de novos projetos. Auxiliará ainda, na descoberta de mais questões de pesquisa, o que deverá contribuir para qualificar o entendimento sobre o transtorno bipolar.

A parceria entre as universidades nasceu da realização de um projeto maior, liderado pelo professor da UCPel, Ricardo Silva. Desde 2007, 1560 adultos jovens (com idades entre 18 e 24 anos), são acompanhados para identificar possíveis diagnósticos de transtornos de humor. “Amostras biológicas coletadas em fases anteriores deste estudo de base populacional foram enviadas à Universidade Canadense para análise”, explica Karen.   

Pela UCPel, além dos professores Ricardo e Karen, integram o projeto os docentes Luciano Dias de Mattos Souza e Fernanda Pedrotti Moreira. Na McMaster, além de Taiane, participam os professores Flavio Kapczinski e Benício N. Frey.  

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia

Powered by WPeMatico