Pesquisa “Gravidez cuidada, bebê saudável” é tema novo do Podcast da UCPel

O Podcast da UCPel está com programa novo no ar e desta vez fala sobre a pesquisa inédita realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) – “Gravidez Cuidada, Bebê Saudável”. Como foi realizado o estudo, o acompanhamento de cerca de mil mulheres grávidas e a possibilidade de estender a ação às  pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão entre os temas abordados durante a entrevista.

O coordenador da pesquisa e dos programas de Stricto Sensu da Católica, professor Ricardo Pinheiro, e a pós-doutoranda pelo PPGSC, Jéssica Tretim, são os convidados do programa. Por cerca de meia hora, eles explicam como quatro em cada cinco mulheres que participaram de seis sessões de Terapia Cognitivo Comportamental deixaram de ter sintomas de depressão, inclusive no pós-parto. O professor ainda destaca os próximos passos resultantes do estudo – a possibilidade da ação ser replicada junto às gestantes que realizam pré-natal pelo SUS.

A pesquisa “Gravidez Cuidada, Bebê Saudável” iniciou em 2016 e foi financiada pela Grand Challenges Brasil (Bill & Melinda Gates Foundation), Ministério da Saúde e CNPQ. 

Clique no play e confira na íntegra o programa: 

 

Redação: Alessandra Senna

 

 

 

 

 

Powered by WPeMatico