Laboratório Zattera é referência em testes por RT-PCR em Pelotas

Criado no ano passado, logo após o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Laboratório Zattera de Análises Clínicas padronizou os testes de RT-PCR para a detecção do Sars-Cov2, contribuindo para suprir a demanda de exames da doença no Município. É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel).

O Zattera atende demandas de outros laboratórios que terceirizam o serviço de diagnóstico molecular por RT-PCR para Covid-19. “Este é o exame mais importante, pois é altamente preciso e considerado padrão ouro, uma vez que identifica e confirma a doença através da detecção do material genético do vírus”, explica a coordenadora do Zattera, professora Gabriele Ghisleni.

A realização do exame é indicada, preferencialmente, entre o terceiro e o décimo dia da apresentação dos sintomas. A coleta é realizada através da secreção de nasofaringe. Os demais testes, como os imunológicos, identificam se a pessoa teve contato com o vírus previamente, a partir de uma resposta desenvolvida pelo organismo. “Não substituem o RT-PCR”, adverte Gabriele.

A análise molecular do coronavírus é realizada através de equipamento chamado PCR, sigla em inglês que quer dizer Reação em Cadeia de Polimerase. O equipamento era constantemente utilizado para pesquisas da pós-graduação, porém, frente à pandemia, passou a ser operado para o diagnóstico de pacientes.

 

Atuação constante

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, o Laboratório Zattera está localizado no Campus I da UCPel, sob gestão da professora Gabriele Ghisleni e responsabilidade técnica da professora Fernanda Moreira. A equipe ainda é formada por três técnicos em Análises Clínicas. Até o momento, a principal atividade é o exame molecular por RT-PCR para Covid-19.

Entre suas parcerias, o Zattera auxilia o Laboratório Escola de Análises Clínicas do Hospital Universitário São Francisco de Paula (LEAC/HUSFP) no diagnóstico molecular de todos os exames realizados por RT-PCR para Covid-19.

A testagem é realizada desde os pacientes suspeitos que estejam internados no hospital até os profissionais de saúde atuantes nas áreas do HUSFP, nas Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pela UCPel e no Ambulatório de Especialidades. Também inclui os serviços particulares, que contaram recentemente com sistema de drive-in e coleta domiciliar.

 

Redação: Max Cirne

Powered by WPeMatico